21.5 C
Brasília
21 mar 2026 22:02

DF recebe as primeiras doses da vacina contra a gripe

Campanha começa em 4 de abril e segue até 3 de junho. Público-alvo vai ser vacinado antes da época mais fria do ano

A Secretaria de Saúde do DF recebeu, nesta terça-feira (22), o primeiro lote da vacina contra a gripe. São mais de 96 mil doses. A campanha nacional contemplará profissionais de saúde e idosos na primeira etapa.

Após a notícia falsa que circulou sobre o início da campanha com a data errada, a pasta ressalta que a vacinação começa no dia 4 de abril, com encerramento em 3 de junho. Esse período é definido pelo Ministério da Saúde e acontece para que a população do público-alvo seja imunizada antes da época mais fria do ano.

Divino Valero, subsecretário da Vigilância à Saúde, destaca a importância de realizar a vacinação na convocação feita pela pasta. “É importante que as pessoas venham no período em que há o chamamento pela Saúde porque é propício realizar a imunização antes que o clima mude. O público-alvo precisa comparecer, pois é o mais exposto ao vírus”, destacou.

“É importante que as pessoas venham no período em que há o chamamento pela Saúde porque é propício realizar a imunização antes que o clima mude. O público-alvo precisa comparecer, pois é o mais exposto ao vírus” – Divino Valero, subsecretário da Vigilância à Saúde

A campanha de vacinação contra a gripe ocorrerá em duas etapas e terá ainda o Dia D de mobilização nacional, previsto para 30 de abril. A ação é uma estratégia anual do governo federal para minimizar a carga do vírus e evitar os casos graves da doença. Sem a proteção, podem ocorrer o surgimento de complicações, óbitos e a sobrecarga dos serviços de saúde.

Vacina trivalente

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

Serviço:
– Primeira etapa: de 4/4 a 2/5

Público-alvo: idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde

– Segunda etapa: de 3/5 a 3/6

Público-alvo: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; integrantes das Forças Armadas, de Salvamento e Segurança; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...

Governador Ibaneis Rocha participa de evento de conscientização contra a violência de gênero

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha participou, na manhã...

CrisDown no HRAN é referência no atendimento a pessoas com a síndrome

Por Kleber Karpov Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome...

Fábrica Social ganha nova unidade no Sol Nascente, com capacidade para 500 alunos

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Mutirão da Mulher realiza 230 mil procedimentos no fim de semana

Por Pedro Rafael Vilela Um mutirão nacional de saúde, envolvendo...

II Encontro dos Técnicos em Enfermagem das Cooperativas de Saúde do DF está com inscrições abertas

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em...

Profissionais orientam pacientes e acompanhantes sobre prevenção de engasgos no Hospital da Criançaz

Por Kleber Karpov Em comemoração ao Dia Nacional de Atenção...

HBDF realiza mutirão de colonoscopia e reforça prevenção ao câncer de intestino

Por Kleber Karpov O Hospital de Base do Distrito Federal...

Planaltina realiza três dias de shows do Festival ExpoMix Brasil

Por Luciene Rodrigues A cidade de Planaltina receberá, pela primeira...