DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

Paciente diagnosticado precocemente no HAB recebe tratamento padrão-ouro - o primeiro no Brasil, transformando o País em referência na América Latina

Por Karinne Viana

O Distrito Federal é a primeira unidade federativa do Brasil a implementar a triagem neonatal para a doença de Pompe na rede pública. Por meio do teste do pezinho ampliado, é possível detectar precocemente essa condição genética rara que afeta os músculos e pode comprometer funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos. A iniciativa pioneira da Secretaria de Saúde (SES-DF) transforma o País em referência na América Latina.

“Ampliar a triagem neonatal foi um esforço do serviço de referência em doenças raras, com apoio fundamental da SES-DF. Isso porque, além de médicos capacitados, precisamos de uma administração pública eficiente para viabilizar essa realidade”, avalia o geneticista e chefe do Programa de Triagem Neonatal do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Gerson Carvalho.

Tratamento precoce

O diagnóstico da condição possibilita o início imediato do tratamento, passo essencial para evitar complicações graves. No DF, essa verificação é feita no Centro de Referência de Doenças Raras do HAB, por meio do exame de dosagem enzimática.

O médico geneticista e chefe do Programa de Triagem Neonatal do Hospital de Apoio de Brasília (HAB), Gerson Carvalho, destaca que o diagnóstico precoce possibilita o início imediato do tratamento. Foto: Sandro Araújo, da Agência Saúde-DF.

Nos primeiros meses de vida, a doença de Pompe caracteriza-se por fraqueza muscular generalizada e cardiomegalia, quando o coração cresce além do normal. “Por ser progressiva e potencialmente fatal, o diagnóstico precoce é imperativo. Quanto antes iniciarmos o tratamento, maiores são as chances de evitar danos ao coração e salvar vidas”, complementa Carvalho.

O tratamento ocorre a cada 15 dias com a infusão da enzima alfa-glicosidase ácida (GAA), um processo conhecido como Terapia de Reposição Enzimática (TRE). A aplicação diretamente na veia do paciente ajuda a retardar a progressão da doença.

A pequena Melina Carvalho, de 10 meses, diagnosticada com a doença no HAB, recebe a terapia para suprir a deficiência da enzima que seu organismo não produz corretamente. Seu tratamento é feito, hoje, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

“Foi desesperador receber o diagnóstico, mas o tratamento precoce trouxe esperança. Hoje, minha filha está se desenvolvendo bem e sem complicações, graças às equipes médicas do HAB e do HCB”, conta a mãe da paciente, Bruna Carvalho, 24.

Responsável pelo diagnóstico e tratamento da menina, o geneticista da SES-DF, Fabrício Maciel, destaca que a colaboração multidisciplinar é fundamental para o sucesso. Foto: Arquivo pessoal

O caso de Melina marca o avanço no DF, sendo o primeiro a receber a terapia padrão-ouro, isto é, quando uma técnica se mostra a mais eficaz em relação às demais no tratamento de determinada doença.

Responsável pelo diagnóstico e tratamento da menina, o geneticista da SES-DF, Fabrício Maciel, destaca que a colaboração multidisciplinar é fundamental para o sucesso do tratamento. “Tanto no HAB quanto no HCB, a paciente conta com o apoio de especialistas em diversas áreas, como imunologia, cardiologia e neurologia pediátrica, além de uma equipe de reabilitação de excelência”, explica.

Alcolumbre destrava PEC do fim da escala 6×1 após conversas com Lula

Por Kleber Karpov O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP),...

Justiça condena humorista, imitadora de Dilma Rousseff, por vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

Fim da pré-campanha: candidatos podem pedir votos a partir de domingo (16)

Por Kleber Karpov  A corrida eleitoral de 2026 entra oficialmente...

Enade divulga resultado de recurso sobre atendimento especializado

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Fazenda libera empréstimo com aval da União de R$ 12,9 bilhões para SP, PI, MA, PE e RO, após ação no STF

Por Kleber Karpov O Ministério da Fazenda autorizou, nesta sexta-feira...

Médicos Sem Fronteiras leva debate sobre Ebola ao MedTrop 2026 em Brasília no domingo (16) e quarta (19)

Por Kleber Karpov A organização médico-humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF)...

Destaques

Escola Pública de Saúde do DF abre processo seletivo para cursos técnicos na área da saúde

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Alcolumbre destrava PEC do fim da escala 6×1 após conversas com Lula

Por Kleber Karpov O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP),...

Justiça condena humorista, imitadora de Dilma Rousseff, por vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal...

Mais Mulheres na Política: iniciativa popular é lançada com apoio do Superior Tribunal Militar

Por Kleber Karpov O Movimento Projeto de Lei Mais Mulheres...

Fim da pré-campanha: candidatos podem pedir votos a partir de domingo (16)

Por Kleber Karpov  A corrida eleitoral de 2026 entra oficialmente...