Detran inicia processo de implantação das novas placas

Devido às adequações no sistema, os emplacamentos de veículos serão suspensos por dois dias no DF

Por conta do processo de implantação do novo modelo de Placa de Identificação Veicular (PIV), o Detran não estará disponível, nos dias 30 e 31 deste mês (quinta e sexta-feira), para realizar serviços relativos a alteração de placas e novos emplacamentos no DF.

Para a mudança de placas, será necessária uma adequação no sistema de informática que gerencia todas as informações da frota local de veículos. Por isso, qualquer tipo de transição no sistema não será possível até a conclusão do processo.

Sistema de transição

De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), responsável por desenvolver a ferramenta que será utilizada, o sistema nacional de emplacamento permite a rastreabilidade digital de fabricação, distribuição, recebimento e inutilização de placas semiacabadas (blanks), bem como a autorização, estampagem e vinculação das novas placas ao respectivo veículo.

O Detran está obedecendo a Resolução nº 780/2019, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que dispõe sobre o novo sistema de placas de identificação de veículos registrados no território nacional e as medidas de transição entre o atual e o novo sistemas. O prazo máximo de adesão, determinado para o dia 31 deste mês, inclui todos os órgãos e entidades executivas de trânsito.

Quem precisa trocar

A implantação ou substituição de placas será obrigatória nos casos de primeiro emplacamento, alteração de categoria, transferência de unidade da federação, quando houver ocorrências de furto/roubo/extravio ou dano à placa, situações em que o proprietário requeira placa avulsa e, por último, caso seja necessária a instalação de segunda placa traseira.

O serviço também será aplicado no caso de transferência de propriedade em que o vistoriador sinalizar, no relatório, a necessidade de troca.

A nova PIV traz elementos de segurança, como o emblema oficial do Mercosul, a bandeira do Brasil impressa na película retrorrefletiva, o distintivo internacional do Brasil – BR e a marca d’água com o emblema do Mercosul em formato circular e código bidimensional (2D).

Com informações do Detran

Fonte: Agência Brasília

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Cardiologista Vanessa Campos assume comando da FEPECS

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas). nomeou...

Doar sangue salva vidas: STF adere à campanha Junho Vermelho

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) iluminou seu...

Líderes comunitários recebem homenagem do GDF na Câmara Legislativa

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Destaques

19 Regiões Administrativas oferecem vacinação neste Sábado (20)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Enamed será requisito para exercício da medicina no Brasil

Por Kleber Karpov Estudantes de medicina que concluírem a graduação...

Você é pré-candidato? Agência lança plataforma com uso de IA para gestão de campanhas eleitorais. Com promoção de adesão

PUBLIEDITORIAL A Agência VW acaba de lançar a plataforma Comitê...

Educação em saúde alerta para impactos da busca pelo corpo perfeito

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Celina Leão encaminha à Câmara Legislativa, projetos de Lei que criam RAs Ponte Alta e 26 de Setembro

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...