18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:43

Detran-DF: Prova de vida pode ser feita pelo celular

A partir de agora, o cidadão não precisa mais ir ao órgão para liberar a emissão de CRLV pelo app Detran Digital

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) colocou à disposição do cidadão uma nova funcionalidade no aplicativo Detran Digital. A partir de agora, o usuário não precisa comparecer presencialmente em um posto de atendimento para realizar a prova de vida. Esta opção está disponível no próprio app. O modelo adotado é tão seguro quanto o presencial e foi resultado do trabalho da Diretoria de Tecnologia e Comunicação (Dirtec) do órgão.

O objetivo é oferecer facilidade e agilidade na prestação de serviços da autarquia, principalmente com o início da fiscalização do licenciamento anual no Distrito Federal.

Para ter acesso aos serviços do aplicativo, o primeiro passo é informar o CPF. Caso o CPF esteja cadastrado na base de dados do Detran, o usuário deverá responder a um conjunto de perguntas aleatórias para verificar a primeira camada de autenticação. Será solicitada a atualização dos dados pessoais e o cadastro de um e-mail, que é uma das chaves de acesso.

Em seguida, o próprio aplicativo oferecerá a opção para que o usuário utilize a câmera do celular para fazer o registro de três fotografias da face: uma de frente, outra do perfil esquerdo e outra do perfil direito. Tudo será armazenado no banco de dados do Detran e uma equipe vai avaliar o cadastro e liberar o acesso em até 48h. Com o acesso liberado, o cidadão receberá no e-mail um link para cadastrar uma senha e acessar os serviços do Detran Digital (aplicativo e portal).

Para o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, a tecnologia é uma grande aliada, ainda mais neste momento de pandemia: “Por enquanto, todas as informações e registros fotográficos estão sendo checados por uma equipe de técnica, mas, até o final do ano, todo este processo será feito por meio de inteligência artificial. A ideia é modernizar o atendimento ao público da autarquia com recursos tecnológicos avançados, no menor espaço de tempo possível,  afirmou Zélio”.

O diretor de Tecnologia do Departamento, Fábio Souza, comemora a evolução do Detran Digital: “Inicialmente, a prova de vida foi feita presencialmente, agora pode ser feita diretamente no aplicativo, então o cidadão não precisa mais se dirigir ao balcão. Mas se ainda assim, ele preferir ir a um posto, poderá agendar previamente o atendimento no site e realizar o serviço nas unidades. A escolha agora é dele”, destacou Fábio.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...