18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:45

Desperdício alimentar: Sesc-DF realiza Seminário Nacional Cozinha sem Sobras

Evento conta com a presença de docentes de saúde e educação, nutricionistas e especialistas no tema, de vários estados do país

O SESC DF, realiza esta quinta-feira (29), até às 20h, o 1º Seminário nutricional intitulado ‘Cozinha sem sobras – Aproveitar sem desperdiçar’, na unidade do Sesc Ceilândia. O evento consiste em despertar a  experiência alimentar de forma sustentável aos participantes, abordando temas significativos para a conscientização alimentar, tendo como focos o reaproveitamento alimentar, o combate à fome, o incentivo de hábitos saudáveis, além de abordar sobre nutrição corporal, obtida através do aproveitamento  alimentar correto.

Durante o evento serão discutidas as  principais ações já realizadas no Distrito Federal em prol do combate ao desperdício de alimentos, além de técnicas e práticas de sustentabilidade, com a apresentação de experiências de projetos de sustentabilidade alimentar. “É um tremendo orgulho participar ativamente deste processo, poder dar visibilidade e incentivar discussões responsáveis e maduras para que possamos reduzir e, quem sabe, zerar o desperdício de alimentos no Brasil, como forma de se combater um das chagas que insistem em nos ferir em pleno século 21, que é a fome”, ponderou o diretor regional do Sesc-DF, Valcides Araújo.
Nutricionistas de todo o Brasil vieram prestigiar o evento e aprender um pouco mais sobre a temática. Monique Martins, nutricionista  integrante do programa Mesa Brasil disse que o evento tem uma abrangência muito forte em relação à sobra.  “Somos um dos países que mais desperdiça alimentos, então acho que devemos ter essa conscientização do quanto é importante não desperdiçar, do quanto é importante aproveitarmos tudo do alimento. Devemos aproveitar da melhor forma, e as receitas aqui abordadas podem contribuir para que a população tenha uma alimentação mais saudável.
A data escolhida para a realização do Seminário marca o Dia Internacional de Conscientização sobre Desperdício Alimentar, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). O palestrante e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Gustavo Porpino, disse que eventos como esse são muito importantes, porque envolvem diversas parcelas da sociedade. “Quando a gente fala de reduzir o desperdício alimentar, a gente também alinha a temática ao enfrentamento à insegurança alimentar. A fome hoje é um problema global, o mundo vive uma crise alimentar em função ainda de resquícios da pandemia da covid-19, da crise climática e dos conflitos, que chamamos de desafio 3 C’s. É muito importante que a gente busque alternativas de alinhar a redução do desperdício de alimentos com o enfrentamento da fome. O Sesc é referência nacional por meio da Rede Mesa Brasil que está presente em todos os estados brasileiros, que contribui também para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental, porque reduzir o desperdício também significa reduzir as emissões de gases do efeito estufa”.
Durante o Seminário ocorrerão palestras, mesa redonda, compartilhamento de experiências com especialistas, distribuição de kits, degustação de alimentos produzidos com reaproveitamento de talos e sementes, além de distribuição de um manual contendo diversas receitas de aproveitamento integral alimentar.
O Seminário conta com a participação de diversos pesquisadores, professores e estudiosos nas áreas de segurança alimentar, nutricional, de saúde e gastronomia, além da presença de especialistas, representantes de organizações, instituições filantrópicas, movimentos sociais.

O primeiro projeto do SESC na temática nutricional foi o Cozinha Itinerante sem Sobras, do SESC-DF, que foi instituído na pandemia, com distribuição de refeições prontas, percorrendo cidades onde havia pessoas cadastradas no programa Mesa Brasil SESC, que por sua vez tem o fulcro de combate à fome e desperdícios alimentares, provendo a quem mais precisa.

Clique para acessar todas as fotos do evento:  https://bit.ly/3M0UKsz 

Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:

YouTube | Instagram | Facebook | Twitter

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...