21.5 C
Brasília
16 dez 2025 08:18

Dengue: A hora de prevenir é agora. Não espere as chuvas para agir

Mesmo com a seca, a campanha de prevenção contra a dengue é contínua no DF e envolve cuidados como vacinação, eliminação dos focos do mosquito que transmite a doença e uso de repelentes

Por Jak Spies

A batalha contra a dengue é constante e, mesmo em época de seca, é importante manter o trabalho preventivo contra a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sem esperar a chegada das chuvas e o aumento das temperaturas, quando cresce o risco de proliferação do mosquito.

Neste sentido, o Governo do Distrito Federal (GDF) dá continuidade às campanhas de conscientização sobre as medidas preventivas que protegem a população, com o tema “Dengue: A hora de prevenir é agora. Não espere as chuvas para agir”.

Ações preventivas contra a dengue, como evitar o acúmulo de água parada em casa, devem ser mantidas mesmo no período da seca | Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O subsecretário substituto de vigilância à saúde, Victor Bertollo, reforça a importância da participação da população nas ações contra a dengue, realizadas o ano inteiro. Além da vacinação disponível para as crianças de 10 a 14 anos, que é a população mais vulnerável em casos mais graves da dengue, Bertollo frisa a importância da checagem semanal em casa, que visa barrar o tempo de eclosão dos ovos do Aedes aegypti e interromper a reprodução do mosquito.

“Por mais que nessa época de seca haja uma redução de casos, há mosquitos em focos permanentes, como caixa d’água por exemplo. Entrar no período de chuvas com incidências altas causa dificuldade em interromper o ciclo da dengue, então é necessário mitigar antes que se torne epidêmico. Temos que estar com o maior preparo possível, o engajamento dos cidadãos é a parte mais importante nesse combate”, destaca.

Medidas preventivas

Aedes aegypti é um mosquito pequeno, de cor escura e com listras brancas no corpo e nas pernas. Ele se reproduz em água parada, o que significa que qualquer recipiente, por menor que seja, pode se tornar um criadouro. Vasos de plantas, pneus, garrafas e até mesmo tampinhas de garrafas são locais ideais para o inseto depositar seus ovos. Confira as principais ações de cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito.

→ Elimine focos de água parada. Verifique semanalmente sua casa e quintal para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água. Mantenha caixas d’água, tonéis e barris bem tampados.

→ Use repelentes. Aplicar repelente nas partes expostas do corpo ajuda a evitar picadas. Reaplique conforme as instruções do fabricante, especialmente se estiver ao ar livre.

→ Proteja a casa. Instale telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos. Mosquiteiros sobre as camas também são uma boa opção.

→ Mantenha-se informado. Acompanhe as campanhas de conscientização e siga as orientações das autoridades de saúde.

Fique alerto aos sintomas

Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores intensas no corpo e nas articulações, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e cansaço extremo. Em casos mais graves, a dengue pode evoluir para a forma hemorrágica, que é potencialmente fatal.

Juntos contra a dengue

O combate à dengue não depende apenas das ações individuais, mas também do engajamento coletivo. Mobilizar a comunidade para eliminar focos do mosquito, participar de mutirões e denunciar locais com água parada são ações fundamentais para evitar surtos.

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Chico Vigilante enquadra Zezé Di C(amargo) por “ataques covardes às filhas de Silvio Santos”

Por Kleber Karpov O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou...

Destaques

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...