18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:50

Defensora Pública-Geral assume cargo para biênio 2018-2020

Na tarde desta quarta-feira (2), o governador Rodrigo Rollemberg recebeu, no Salão Branco do Palácio do Buriti, autoridades do legislativo, executivo e judiciário, para a cerimônia de transmissão de cargo da nova Defensora Pública-Geral do Distrito Federal, Maria José Silva Souza de Nápolis, que estará no comando da Defensoria Pública do DF durante o biênio 2018/2020. A nova Defensora Geral atuará ao lado dos subdefensores-gerais, João Carneiro Aires e Danniel Vargas de Siqueira Campos.

O Governador destacou a importância do trabalho da Defensoria Pública do DF e elogiou o espírito colaborativo dos defensores que integraram a lista tríplice. “Quero registrar com muita sensibilidade que pesou muito o fato de ser uma mulher com essa trajetória. Acho que estamos em um momento importante de empoderamento das mulheres e tenho certeza que, com esse currículo e com a colaboração de todos os defensores você [Maria José] fará um excelente trabalho”, declarou.

Além do Governador Rollemberg, que recepcionou os convidados, foram prestigiar a nova Defensora Geral a Desembargadora do TJDFT, Sandra Di Santis; o Procurador-Geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa; a Procuradora do DF, Paola Aires Corrêa Lima; o Presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto; os deputados distritais: Luzia de Paula (PSB), Telma Ruffino (PROS), Raimundo Ribeiro (PPS) e Chico Leite (REDE); e também colegas de trabalho da Defensoria e servidores do GDF.

Ao relembrar sua trajetória de vida, Maria José comentou: “Assim como fui acolhida e recebi oportunidades, como Defensora Pública Geral aumenta a minha responsabilidade de criar para quantos eu puder a chance de triunfarem sobre a experiência da exclusão. E nisso coloco toda minha força de trabalho e sei que não estarei sozinha.”

A família de Maria José também veio prestigiá-la, incluindo suas irmãs, seu marido, seu filho e a sua mãe, Maria Soledade da Silva Sousa, de 70 anos, que veio diretamente do Acre somente para participar deste momento tão especial e emocionante.

Maria é natural do Acre e trabalha na Defensoria desde 2007, e foi eleita duas vezes para integrar o Conselho Superior da Instituição. Antes de assumir o cargo de Defensora Geral, a acreana trabalhava no Núcleo de Execução Penal.

“Por ter nascido no norte do país, em uma família humilde, e ter conquistado tudo com o próprio esforço, sendo tão jovem. Ela está na mais nobre de todas as advocacias, dirigindo o maior órgão de cidadania que nós podemos ter que é a Defensoria Pública”. Raimundo Ribeiro (PPS), Deputado Distrital.

“Estou muito orgulhoso com essa indicação e entendo que a Maria José reúne todas as condições necessárias para o bom desempenho do cargo. É uma mulher com uma história magnífica de luta e uma ótima formadora de equipe. A OAB/DF estará de mãos dadas com a Defensoria Pública no cumprimento da missão em prol da sociedade” – Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF.

“Fiquei muito feliz de ver uma mulher com uma história de superação assumir a condução de umaInstituiçãotão importante. A Defensoria Pública é uma Instituição essencial para o Estado de Direito, porque não adianta ter direito e não ter quem lute por ele. E o defensor público cumpre essa função. Ninguém melhor para conduzir a Instituição nesse momento do que uma pessoa como a Maria de Nápoles” – Chico Leite, Deputado Distrital (Rede).

“O fato de termos uma Defensora Pública-Geral mulher é muito representativo para o momento atual de empoderamento feminino que vivemos. Temos visto muitas lideranças femininas se destacando e fazendo um excelente trabalho, e é muito satisfatório ver que estamos conseguindo ocupar esse espaço” –  Mayara Lima, presidente da Associação dos Defensores Públicos do DF (ADEP/DF).

Fonte: DPDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...