18.5 C
Brasília
05 dez 2025 06:46

Curso gratuito forma candidatos a cargos do Legislativo nas eleições de 2022

Iniciativa é desenvolvida pela Comunitas em parceria com o RenovaBR

O ano de 2022 será importante para ditar o futuro da política brasileira, que vem enfrentando desafios que não são resolvidos há séculos. Com o compromisso de levar qualificação ao debate público a reabilitação da classe política junto aos eleitores passa necessariamente por um melhor preparo dos incumbentes para as funções que deverão desempenhar após eleitos, a Comunitas e o RenovaBR se uniram para criar, pela primeira vez, um curso aberto e gratuito com foco em quem pretende se candidatar nas eleições deste ano para o Legislativo, o Políticas Públicas e os Desafios Nacionais. A iniciativa visa atrair cerca de 10 mil usuários de todo o Brasil e possui vagas limitadas.

Reconhecidas no mercado pelo intenso trabalho na qualificação de lideranças públicas no exercício de seus mandatos por meio de uma série de atividades, a Comunitas e RenovaBR são organizações que vem buscando o fortalecimento do cenário político brasileiro. “Nós acreditamos que, quanto mais as lideranças estiverem capacitadas, mais ferramentas terão para enfrentar os grandes desafios do país. O nosso foco é que os candidatos sejam imbuídos com o espírito público, para que o Brasil entre em uma nova fase de mudanças, reforçando o entendimento de que as coisas só vão mudar de fato se construirmos essa visão de Brasil juntos”, explica Regina Esteves, Presidente-Diretora da Comunitas.

O curso Políticas Públicas e os Desafios Nacionais terá foco em três blocos distintos: “Campanhas Limpas”, “Estado, Democracia e Sociedade” e “Políticas Públicas: Quais são os verdadeiros desafios do Brasil?”. O destaque está no último bloco de conteúdo, que abordará Dados e Evidências nos temas de Finanças Públicas, Educação, Saúde, Segurança Pública e Justiça, Defesa e Soberania Nacional, Desenvolvimento Social, Meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas, Infraestrutura, Agricultura, Emprego, Empreendedorismo e Competitividade e Ciência e Tecnologia.

Ao todo, a formação terá 58 tópicos, em 11 temas diferentes, abordados por 44 professores especializados no setor. A duração é de um mês, com carga horária de 120 horas e aulas totalmente online, com audiodescrição, libras e legendas. Para fixação do material, o conteúdo ainda conta com provas e materiais complementares para cada tema. ” O RenovaBR já formou cerca de 2.000 pessoas, elegeu 175 desses alunos para cargos no Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, mas esse é o primeiro curso que oferecemos sem processo seletivo. Um curso aberto a todo e qualquer brasileiro que quer entender mais sobre os desafios do nosso país. Esse é um importante passo para o avanço no processo educacional na política brasileira. Precisamos que a política seja um lugar de gente preparada, com foco na missão e competente, porque não há democracia no mundo que seja uma sociedade avançada com uma classe política completamente desacreditada”, reforça Irina Bullara, Diretora Executiva do RenovaBr.

As inscrições vão até o dia 15 de agosto e podem ser feitas de forma totalmente gratuita por meio do site www.desafiosnacionais.com.br. Para participar, não é necessário nenhum tipo de pré-requisito.

Sobre a Comunitas

A Comunitas é uma organização sem fins lucrativos, apartidária e independente que fomenta e fortalece um pacto coletivo entre setores para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Formada por uma aliança de lideranças empresariais brasileiras que se dedica a investir tempo e competência técnica, visa a melhoria das administrações públicas municipais e estaduais brasileiras. Atualmente, a Comunitas apoia 34 prefeituras e cinco governos estaduais. São mais de 200 frentes de trabalho nos temas mais diversos como finanças, saúde, educação, desenvolvimento urbano, engajamento cidadão, meio ambiente, entre outros. Confira mais em: https://www.comunitas.org/

Sobre o RenovaBR

Fundada em 2017, a escola tem quase 2.000 alunos formados, sendo 133 alunos em sua primeira turma. Desse total, 17 foram eleitos para o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas em 2018. Em 2019 e 2020, o RenovaBR ampliou seu impacto e formou 1.820 pessoas comuns de todos os estados do Brasil e, nas eleições de 2020, 154 alunos foram eleitos para prefeituras, vice-prefeituras e câmaras municipais por 25 dos 33 partidos brasileiros. Para as eleições de 2022, o RenovaBR vem preparando mais de 200 alunos que serão pré-candidatos ao Congresso Nacional e Assembleias Legislativas. Conheça todos os alunos em renovabr2022.com.br

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...