25.5 C
Brasília
21 mar 2026 13:43

Curso de primeiros-socorros e prevenção de incêndios reforça segurança no Berçário Buriti

Treinamento realizado no sábado (14) envolveu monitoras, pedagogas, recepcionistas, cozinheiras e profissionais de serviços gerais

No último sábado (14), a Secretaria de Economia (Seec-DF), por meio da Secretaria-Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), promoveu um curso de primeiros-socorros e prevenção de incêndios para as funcionárias do Berçário Institucional Buriti, ministrado pela Brigada do Anexo do Palácio do Buriti. O treinamento, que incluiu monitoras, pedagogas, recepcionistas, cozinheiras e profissionais de serviços gerais, ocorreu no Espaço Qualidade de Vida, localizado no 16º andar do Anexo do Palácio do Buriti, com aulas práticas realizadas no próprio berçário.

O curso foi dividido em dois módulos essenciais para a segurança no ambiente de trabalho. O primeiro, Prevenção e Combate a Incêndios (PCI), com duração de quatro horas, abordou temas como noções básicas de prevenção, conceitos sobre fogo e incêndio, meios de propagação, classes de incêndio, agentes extintores e evacuação segura de locais. Esse conhecimento é fundamental para evitar situações de risco e garantir uma resposta rápida e eficiente em caso de emergências.

O segundo módulo, também com quatro horas de duração, foi dedicado aos primeiros socorros (PS), trazendo informações importantes sobre responsabilidade civil e criminal, condutas adequadas na prestação de socorros, além de diferenciação entre urgências e emergências. Entre os pontos altos do treinamento estavam as técnicas de identificação de situações traumáticas, hemorrágicas, clínicas e metabólicas, assim como a reanimação cardiopulmonar (RCP), especialmente voltada para leigos.

“A iniciativa reforça a importância de capacitar os profissionais que lidam diariamente com crianças pequenas, criando um ambiente mais seguro e preparado para situações inesperadas. Além de aumentar a confiança dos pais, que sabem que seus filhos estão em mãos treinadas, o curso fortalece a cultura de prevenção e cuidados dentro do serviço público”, disse o secretário-executivo de Valorização e Qualidade de Vida, Epitácio Júnior.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...