Por Kleber Karpov
A gerente de Ação Educativa de Trânsito do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Magda de Melo Brandão, alerta motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para a necessidade de cuidados redobrados no trânsito com a chegada do período chuvoso ao DF. As primeiras precipitações trazem desafios como pistas escorregadias, visibilidade reduzida e o surgimento de buracos e alagamentos, que aumentam os riscos de acidentes.
“Esse período costuma ser bastante aguardado devido ao longo período de estiagem, mas acaba deixando o trânsito aquele caos. É um momento em que todos os usuários de trânsito precisam de cautela e cuidado”, afirma a gerente.
Manutenção preventiva
Uma série de procedimentos de segurança é fundamental, pois o risco de aquaplanagem e derrapagem aumenta. A manutenção dos veículos deve incluir a verificação do estado dos pneus, calibragem, alinhamento, revisão dos freios e a substituição dos limpadores de para-brisa, caso as palhetas estejam ressecadas. A checagem dos faróis, luz de freio e sistema elétrico também é essencial.
“Todos esses itens são importantes na chuva para os motoristas se comunicarem com os outros condutores. É muito comum, por exemplo, durante uma abordagem a gente verificar que o condutor está com dificuldade de enxergar porque as palhetas estão com a visibilidade ruim. Também é uma época em que o freio é extremamente importante”, revela Magda Brandão.
Caso a visibilidade fique comprometida, a recomendação é acionar o ar-condicionado ou o desembaçador elétrico traseiro. Abrir parte dos vidros para circulação do ar também auxilia. Se necessário, o condutor deve parar o veículo em local seguro até que as condições melhorem.
Condições adversas
A forma de condução também deve mudar. Entre as principais dicas estão a redução da velocidade e a manutenção de uma distância segura do veículo à frente. “Se puder aguardar um pouquinho antes de pegar o trânsito esse é o mais indicado”, complementa Magda Brandão.
Outro ponto de atenção são os buracos que surgem com a chuva. Se o motorista perceber que vai atingir um deles, a orientação é evitar frear bruscamente, pois a frenagem sobre o buraco aumenta o impacto e pode danificar o veículo. A atitude mais segura é reduzir a velocidade e manter firme o controle da direção.
Ao se deparar com trechos alagados, a recomendação é evitar atravessar. Se não for possível desviar, a indicação é reduzir a velocidade e manter o carro em primeira marcha durante a travessia. “Uma boa estratégia é observar os veículos que passam à frente e seguir o mesmo trajeto”, diz a gerente.
Cautela de todos
Para os motociclistas, os cuidados devem ser redobrados. A melhor decisão é parar e procurar abrigo, retomando o trajeto apenas quando o tempo firmar. Pedestres também precisam de atenção, pois a pressa para se abrigar faz com que muitos corram, atravessem fora da faixa ou deslizem em calçadas molhadas.
O Detran-DF informou que tem intensificado as blitzes educativas neste período, com foco na orientação de todos os usuários das vias.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










