Contratação de enfermeiros cresceu 44% em cinco anos no Brasil

Vínculos de trabalho na enfermagem saltou de 1 milhão para 1,5 milhão no período de 2017 a 2022

Por Kleber Karpov

O setor de enfermagem no Brasil registrou um aumento de quase 44% no número de postos de trabalho entre os anos de 2017 e 2022. A quantidade de vínculos saltou de cerca de 1 milhão para 1,5 milhão, de acordo com os dados da Demografia e Mercado de Trabalho em Enfermagem no Brasil, divulgados em Brasília, nesta terça-feira (11/nov), pelo Ministério da Saúde (MS). O crescimento decorreu do aumento da demanda por serviços de saúde, especialmente durante a pandemia de covid-19.

A Demografia e Mercado de Trabalho em Enfermagem no Brasil traça uma radiografia do setor. A enfermagem concentra o maior número de postos de trabalho da saúde no país, considerando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. O total de postos de trabalho na área cresceu em todos os níveis de atenção à saúde.

Crescimento em diferentes complexidades

O levantamento, indicou crescimento na atenção primária, na média complexidade e ainda, com crescimento mais expressivo, na alta complexidade. A quantidade passou de 635 mil postos de trabalho em 2017 para quase 900 mil em 2022, um aumento de 41% no período.

As atenções primária e secundária, no mesmo intervalo, saltaram de 204 mil para 285 mil postos (39,2%) e de 171 mil para 238 mil (39%), respectivamente. O crescimento do setor de enfermagem se refletiu em todas as regiões do país. O Nordeste registrou aumento de 46,3%, e o Norte, de 43,8%.

Impacto da covid-19 nas contratações

O período de 2020 a 2022, que marcou o auge da pandemia, registrou aumentos significativos na contratação de enfermeiros e técnicos de enfermagem, sobretudo no setor público.

A pasta avaliou que “esse movimento é compatível com a necessidade de ampliação da resposta à pandemia, que exigiu investimentos em equipes para atender à alta demanda por serviços hospitalares, unidades de terapia intensiva e vacinação em massa”.

Na atenção primária, o número de enfermeiros aumentou 42%, enquanto o de técnicos de enfermagem cresceu 77% no setor público.

Perfil da força de trabalho

A região Centro-Oeste se destacou com o maior crescimento no período, de 57,3%. O Sudeste teve o menor índice, de 34,9%, mas permanece como a região com a maior concentração de postos de trabalho.

A maior parte dos profissionais possui jornadas de 31 a 40 horas semanais. A média salarial varia entre dois e três salários mínimos — o equivalente a R$ 3.036 e R$ 4.554. Cerca de 67% dos vínculos trabalhistas estão sob regime celetista (CLT).

As mulheres representam cerca de 85% da força de trabalho da enfermagem no país. O setor público concentra 61,9% dos vínculos profissionais. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem constituem a maior parcela dos profissionais que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério destacou:

“Esses profissionais atuam diretamente no cuidado aos pacientes, sendo essenciais para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. A presença desses trabalhadores é indispensável em todos os níveis de atenção, desde a atenção básica até os serviços de alta complexidade”, afirmou a pasta.

O estudo também revelou o crescimento expressivo do setor privado no ensino de graduação e técnico de enfermagem. A modalidade de ensino a distância (EaD) respondeu por 50,3% das vagas ofertadas em 2022. Esse cenário serviu de alerta para o governo federal e as entidades de saúde, apesar de o aumento de estudantes no ensino superior ser uma necessidade para ampliar o quantitativo de profissionais.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

 

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...