26.5 C
Brasília
21 mar 2026 19:29

Conselho de Educação autoriza a oferta do curso de psicologia na UnDF

A nova graduação funcionará nas instalações da Escola Superior da Polícia Civil, no Riacho Fundo II

A Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) recebeu autorização do Conselho de Educação do Distrito Federal (CEDF) para ofertar o curso de graduação em psicologia. A portaria nº 1.708, de 17 de dezembro de 2024, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (18).

A previsão é que o curso seja ofertado no segundo semestre de 2025, com funcionamento no Campus Riacho Fundo, nas instalações da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC), no Riacho Fundo II. O prédio já abriga atividades da educação básica da Secretaria de Educação (SEEDF).

Representantes do Conselho de Educação fazem visita técnica à ESPC | Foto: Divulgação/UnDF

Em novembro, a comissão especial designada pela presidência do CEDF realizou visita técnica na sede da ESPC, acompanhada pela equipe da UnDF e por docentes da área de psicologia. Por ser relacionado à área da saúde, o curso precisa obter autorização do Conselho de Educação do DF.

Duas habilitações

De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o objetivo geral é promover uma formação plural no campo da psicologia, possibilitando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, de maneira a permitir que os egressos do curso se insiram em diferentes campos de atuação profissional.

“Esta etapa, a de autorização do curso, antecede a efetiva oferta, prevista para ocorrer na UnDF a partir do segundo semestre do próximo ano”

Alessandra Edver Mello dos Santos
pró-reitora de graduação da UnDF

 

O PPC prevê a formação em duas habilitações: bacharelado (4.000 horas/aula) e licenciatura em psicologia (com uma complementação de mais mil horas). A previsão é que sejam abertas 40 vagas no próximo processo seletivo estudantil. O curso será ofertado na modalidade presencial, no período noturno, e terá duração de, no mínimo, cinco anos.

“Esta etapa, a de autorização do curso, antecede a efetiva oferta, prevista para ocorrer na UnDF a partir do segundo semestre do próximo ano”, ressalta a pró-reitora de graduação, Alessandra Edver Mello dos Santos.  “Por tudo isso, e pelo empenho da nossa equipe docente e administrativa a fim de corroborar a expansão de uma política de educação superior pública e gratuita com qualidade socialmente referenciada, toda a comunidade acadêmica celebra.”

 Mais novidades em 2025

Além da graduação em psicologia, a UnDF também está se preparando para ofertar vagas para o curso superior de bacharelado em ciências econômicas. A autorização foi publicada pela reitoria da universidade em 16 de outubro, por meio da instrução nº 46. O curso terá carga horária de 3.000 horas e será oferecido na modalidade presencial. Consulte o PPC de ciências econômicas.

Outra novidade para o próximo ano é a autorização para a oferta do curso lato sensu de especialização em práticas interdisciplinares e metodologias ativas no contexto da educação básica, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UnDF. De acordo com a Instrução nº 53, de 16 de dezembro de 2024,  publicada nesta quarta-feira no DODF, o curso terá carga horária de 392 horas e duração de 14 meses, na modalidade presencial.

“Esse curso é a primeira oferta de pós-graduação lato sensu enquanto UnDF, um avanço significativo de investimento e de grande importância para a política pública de educação superior distrital”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Fabiana França. “Esta especialização é voltada, principalmente, para professores da educação básica do DF e Ride. Além de reforçar o compromisso da universidade com a educação de qualidade, é uma oportunidade de formação nas áreas da interdisciplinaridade e das metodologias inovadoras, compatíveis com as demandas educacionais da educação do século 21.”

O edital para a seleção dos cursistas está previsto para a primeira quinzena de janeiro de 2025.

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...