Congresso do SAMU-DF celebra 20 anos de história

Evento homenageia servidores que atuam no Atendimento Pré-Hospitalar e celebra duas décadas de atuação

Por Kleber Karpov

Abertura do 1º Congresso Internacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Distrito Federal (DF), nesta quarta-feira (17/Set), celebrou os 20 anos de história do serviço com uma homenagem aos profissionais que atuam no Atendimento Pré-Hospitalar (APH). O evento, realizado no Setor Militar Urbano (SMU), reúne servidores de diversos estados para compartilhar experiências e discutir inovações.

Reconhecimento e bravura

“É um trabalho árduo, e não é simples, porque envolve risco, envolve imprevisibilidade. É de uma grandeza enorme. Hoje, celebramos a importância do Samu para o DF e para o Brasil”, disse o secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou a bravura dos “mais de 500 homens e mulheres que estão nas ruas todos os dias, arriscando as próprias vidas para cuidar do outro”. Ele reforçou a importância do trabalho de socorro em situações clínicas, cirúrgicas ou traumáticas. “É um trabalho árduo, e não é simples, porque envolve risco, envolve imprevisibilidade. É de uma grandeza enorme. Hoje, celebramos a importância do Samu para o DF e para o Brasil.”

“O compromisso é avançar, oferecer mais segurança e eficiência. Mas, no fim das contas, o que continua valendo é a essência: salvar vidas”, disse o diretor do Samu DF 195, Victor Arimatea. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

O diretor do Samu DF 192, Victor Arimatea, classificou o congresso como um marco. “É um espaço de encontro e reflexão, em que a gente compartilha experiências, fala de novas tecnologias, pensa em como melhorar. O compromisso é avançar, oferecer mais segurança e eficiência. Mas, no fim das contas, o que continua valendo é a essência: salvar vidas.” Segundo o diretor, os 513 profissionais em atuação realizam mais de 180 acionamentos diários, totalizando quase 69 mil atendimentos em um ano. “São números, mas, mais do que isso, são histórias. Cada ocorrência tem rosto, tem nome, tem impacto”, reforçou.

Memórias do asfalto

Com 11 anos de experiência, o condutor Rodrigo Nunes relatou uma ocorrência em Samambaia que marcou sua trajetória: “Uma mãe chegou correndo à nossa base com a filha nos braços, em parada cardíaca. Foi aquele susto. Conseguimos reverter, estabilizar e levar à UPA. Aquela criança sobreviveu. Deve estar com uns quatro ou cinco anos hoje. Isso não sai da minha cabeça.”

Programação do evento

O congresso ocorre no Setor Militar Urbano (SMU) e conta com a participação de membros do Samu de diversos estados do Brasil. A programação, que se estende até sexta-feira (19/Set), prevê painéis, palestras, talk shows e uma feira de inovações tecnológicas para o setor.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...

Saidão: Operação reforça segurança durante quinta saída temporária de custodiados

Por Kleber Karpov Uma ampla operação de fiscalização será realizada...

Destaques

Missão nos EUA amplia apoio internacional à integridade das eleições brasileiras

Por Kleber Karpov Representantes de 15 organizações da sociedade civil...

Estado não deve indenizar ex-donos de terras demarcadas como indígenas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou...

Carros elétricos: DF é o estado que mais buscou por eletroposto no último ano

Levantamento da Descarbonize Soluções também identificou as principais dúvidas...

Neoenergia anuncia plano recorde de R$ 3,1 bilhões para fortalecer a infraestrutura elétrica do DF

Por Kleber Karpov A Neoenergia Brasília anunciou, nesta quinta-feira (06/Ago),...

Avaliação do Ideb mostra avanço da educação básica no país

Por Kleber Karpov O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta...