Por Kleber Karpov
A Administração Regional do Cruzeiro iniciou uma operação de limpeza e recolhimento de inservíveis nos becos da cidade, desde quarta-feira (04/Nov), para evitar a proliferação de possíveis focos de dengue e assegurar o escoamento da água no início do período chuvoso no Distrito Federal. A ação conta com o uso de mão de obra de reeducandos que abrange ainda o trabalho de manutenção abrange a coleta do lixo descartado em locais indevidos, a capinagem das calçadas e o serviço de roçagem em toda a área.
O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, destacou que o trabalho é intensificado anualmente no período de chuva. Segundo o gestor, o objetivo é garantir a desobstrução das vias para o escoamento da água e o tráfego seguro da população.
Aires defendeu a importância da manutenção contínua da limpeza urbana como um fator que se estende para a qualidade de vida. “Uma cidade limpa é sinônimo de qualidade de vida e preservação dos espaços públicos, mantendo um ambiente acolhedor”, declarou Gustavo Aires.
Prevenção e bem-estar social
A operação de zeladoria emprega mão de obra de reeducandos do sistema prisional, garantindo a continuidade e a efetividade do serviço em toda a área. O foco na remoção de inservíveis é a principal estratégia para a prevenção da dengue, pois evita o acúmulo de água parada, ambiente ideal para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
A professora e moradora do Cruzeiro há mais de vinte anos, Fábia Silva, ressaltou que o esforço da administração para a zeladoria da região traz benefícios diretos à coletividade. Ela observou o impacto da limpeza na segurança e na saúde dos moradores. “Os becos são acessos, se não estiverem limpos, as pessoas ficam com medo. Por isso, esse trabalho é muito importante e preserva a saúde da população”, concluiu.
A intensificação dos serviços de limpeza, capinagem e roçagem no início de novembro é considerada crucial. A ação precede a estação chuvosa no DF, período em que os casos de dengue tendem a apresentar um aumento significativo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










