20.5 C
Brasília
11 jul 2025 15:22

Com GDF e IGESDF ausentes, futuro do Instituto de Cardiologia é debatido na CLDF

Marco Túlio Alencar

Um dia após a retirada de tramitação do projeto de lei 1.065/2024 – sobre a transferência para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) do Instituto de Cardiologia e Transplante do DF (ICTDF) –, a Câmara Legislativa debateu o futuro desta instituição que é referência em atendimentos de alta complexidade e encontra-se sob intervenção desde dezembro passado.

Apesar do convite feito pelo deputado Jorge Vianna (PSD), autor da iniciativa, a Secretaria de Saúde, responsável pela intervenção, e o Iges-DF não enviaram representantes. O parlamentar, que é contrário à passagem da gestão do ICTDF para o Iges-DF, lamentou a ausência e reforçou a necessidade de esclarecer todos os fatos em torno do instituto que vem sendo, inclusive, alvo de denúncias. Vianna colocou-se à disposição para atuar a favor da unidade de saúde.

Durante o debate – na forma de comissão geral, quando a sessão ordinária é interrompida e recebe convidados para tratar de temas de interesse da comunidade –, a principal preocupação dos presentes referiu-se à expiração, em 2 de maio próximo, do acordo entre diversos órgãos que permite o funcionamento do ICTDF, constituído na forma de instituição privada sem fins lucrativos, no Hospital das Forças Armadas.

O principal apelo veio dos transplantados, para que o ICTDF continue exercendo suas funções, objeto de elogios dos mais variados setores. Cerca de 3 mil transplantes já foram realizados fazendo com que o instituto figure como a segunda unidade hospitalar do país em número de corações transplantados, perdendo apenas para o Incor, de São Paulo.

Defasagem

Funcionários do ICTDF discorreram sobre suas atuações e a prestação de serviços. Emocionada, Maria do Carmo Barros, a enfermeira Carminha, resumiu na palavra “amor” a essência do trabalho no local. Por sua vez, o médico André Watanabe, diretor clínico do instituto, fez um balanço da situação da unidade, que vem sofrendo com a defasagem dos valores recebidos, na forma de verba indenizatória, por cada cirurgia. “Não tem gestão milagrosa que faça a conta fechar”, declarou, agradecendo aos deputados distritais pela destinação de emendas.

Ex-secretário de saúde e superintendente do ICTDF, Manoel Pafiadache conclamou os envolvidos na questão a unirem esforços para resolver a situação – que requer um chamamento público para a escolha de nova entidade gestora e um contrato que garanta o pagamento direto pelos transplantes. “O ambiente não está bom”, avaliou.

Também se pronunciaram, os deputados Gabriel Magno e Chico Vigilante, ambos do PT, e a deputada Paula Belmonte (Cidadania). Os parlamentares reiteraram apoio ao ICTDF, destacando o trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes multidisciplinares, mesmo em meio a vários problemas, e chamando a atenção para os compromissos assumidos pelo GDF relativos à intervenção e ao prazo de 30 dias para realizar a chamada pública.

Já Robério Melo, presidente do Instituto Brasileiro de Transplantados, entre outros pontos, ratificou a necessidade de mudança na forma de pagamento ao ITCDF. “Hoje, o hospital demora de três a quatro meses para receber, enquanto passa por dificuldades”, atestou. Ainda participaram da comissão geral, representantes da Comissão em Defesa do Paciente com Doença Crônica e Rara da OAB-DF; do Sindicato dos Médicos; do Sindicatos dos Enfermeiros, além de integrantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

 

FonteCLDF

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF deve contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou,...

Lula diz que Brics seguirá discutindo alternativas ao dólar

Por Pedro Rafael Vilela O presidente Luiz Inácio Lula da...

Ruanda celebra o Kwibohora 31: um marco de liberdade e reconstrução

Da Redação No dia 4 de julho, Ruanda celebra o...

Destaques

Até quando vamos aceitar a violência de quem deveria nos proteger?

Por Gustavo Frasão Imagine a cena: um homem está com...

Brasília recebe primeira edição do Boxing Pro Combat com campeões olímpicos

Brasília será palco, no próximo dia 2 de agosto,...

Preço da gasolina cai após fiscalização do Procon no Distrito Federal

O Procon, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e...

Cursos gratuitos do Detran-DF estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os cursos Revisão para...

GDF inova com tecnologia em paradas de ônibus para consulta de horários do transporte público em tempo real

Por Karol Ribeiro A partir desta quinta-feira (10), dez paradas...