19.5 C
Brasília
05 dez 2025 10:34

Cofen e USAID oferecem 2.400 vagas em curso gratuito sobre sistema de comando de incidentes

Inscrições para a primeira turma do curso voltado para profissionais de Enfermagem estarão abertas até 30 de dezembro

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), lançam o curso Introdutório de Sistemas de Comando de Incidentes (SCI), voltado exclusivamente para profissionais de Enfermagem. Totalmente gratuito, o curso será em formato online, pela plataforma da USAID, no idioma espanhol, com certificação emitida pelo governo americano. As inscrições para a primeira turma estão abertas e seguem até 30 de dezembro. Os participantes terão 30 dias para concluir o curso. Faça a sua inscrição AQUI.

O curso tem como objetivo capacitar profissionais da Enfermagem para atuar em situações de emergências, desastres e catástrofes, utilizando o Sistema de Comando de Incidentes. Essa metodologia, amplamente reconhecida e utilizada internacionalmente, permite a coordenação eficiente de recursos, pessoal e estratégias em resposta a crises de qualquer escala, promovendo segurança e eficácia nas operações. Até dezembro de 2025, serão ofertadas 2400 vagas, com 200 disponíveis por mês.

Segundo Eduardo Fernando, membro do Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências de Saúde Pública do Cofen, a parceria com a USAID é um feito para a Enfermagem brasileira. Ao oferecer 2.400 vagas até 2025, essa iniciativa promoverá a capacitação da Enfermagem para oferecer a primeira resposta às situações de emergências e calamidades públicas de forma eficiente e coordenada até a chegada das instituições competentes. “Essa capacitação não apenas qualificará os profissionais para atuar em situações complexas, mas também garante uma resposta mais rápida, padronizada e eficaz à população em momentos de crise, contribuindo para salvar vidas e minimizar os impactos de desastres”, afirma.

O link de inscrição também estará disponível pelo CofenPlay. Para acessar, é necessário estar com a inscrição ativa no Conselho Regional de Enfermagem e cadastrado na plataforma. O cadastro é simples e pode ser feito diretamente no site www.cofenplay.com.br.

As vagas serão distribuídas por ordem de inscrição. Não será permitido realizar a inscrição utilizando e-mails institucionais ou contas do Hotmail. Além disso, aqueles que se inscreverem e não concluírem o curso ficarão impedidos de participar de novas turmas.

FonteCOFEN

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...