24.5 C
Brasília
28 abr 2025 11:59

CLDF: proposta aumenta para 30% a reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos

Por Luís Cláudio Alves

A reserva de vagas em concursos públicos para pessoas negras pode subir de 20% para 30%. A alteração está prevista no substitutivo ao projeto de lei nº 1450/2024, do deputado Max Maciel (Psol), aprovado nesta quarta-feira (9) pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Na justificativa do projeto, Max Maciel explica que o objetivo da ampliação da reserva de vagas para pessoas negras em concursos públicos, passando de 20% para 30%, é promover uma maior inclusão racial em espaços de tomada de decisão na administração pública do DF.

“Tal medida é essencial para refletir de forma mais justa a composição racial da população brasileira, onde 56% se autodeclaram negros, segundo dados do IBGE. No entanto, essa representatividade ainda está longe de ser proporcional nos cargos públicos, especialmente em posições de liderança e alta gestão”, completou o distrital.

O texto aprovado prevê que ficam reservadas às pessoas negras 30% das vagas oferecidas em concursos públicos, sempre que estas forem iguais ou superiores a três. O projeto ainda precisa ser apreciado em outras comissões permanentes da Casa, antes de seguir para apreciação no Plenário.

Destaques

Sóstenes Cavalcante deve explicar ao STF falas sobre distribuição de emendas de comissão à favoráveis ao PL da anistia

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Falta de pediatras: Demora em atendimento na UPA Ceilândia leva a quebra-quebra e detenção

Por Kleber Karpov Imagens registradas neste domingo (27/Abr), por volta...

Nota oficial: Cofen entra com representação no MPF contra resolução do CFM que limita atendimento a pacientes transgêneros

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ingressou...

Flávio Dino quer que Congresso informe como vai identificar autor de emendas

Por André Richter O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...