CLDF erra e publica PL com extensão do modelo de gestão do IHBDF aos hospitais Materno Infantil e de Taguatinga

Erro assusta servidores e parlamentares, mas presidente da CCJ anunciou que correção deve ser publicada em nova edição do Diário Oficial da CLDF

Por Kleber Karpov

O Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), desta segunda-feira (28/Jan), que converteu o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) em Instituto de Gestão Estratégica do DF (IGESDF), foi publicado com erro. No texto, os hospitais Materno Infantil de Brasília (HMIB) e Regional de Taguatinga (HRT), foram mantidos, como se aprovados em Plenário da CLDF. No texto publicado, o acordo entre o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) foi ignorado.

Porém, após constatado o erro, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o deputado distrital, Reginaldo Sardinha (AVANTE), informou se tratar de um erro, a ser corrigido na próxima edição do Diário Oficial CLDF.

“Como presidente da CCJ, informo que o parecer da comissão é claro, coeso e faz jus aos registros taquigráficos da Sessão Extraordinária, no qual não inclui o HRT e HMIB. O erro que ocorreu foi por parte da Secretaria Legislativa (SELEG), responsável pela publicação do Diário da Câmara Legislativa (DCL) e será corrigido pelos mesmos com a republicação do PL n° 001/19, de autoria do Poder Executivo.”. publicou Sardinha, por meio de Nota.

Susto

O caso assustou servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), além dos deputados distritais, principalmente, os contrários à aprovação da extensão do modelo de gestão do IHBDF às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ao Hospital de Santa Maria (HRSM), conforme aprovado na última quinta-feira (24/Jan).

Nas redes sociais e grupos de mensagens instantâneas, o deputado distrital, Jorge Vianna (PODEMOS), presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) tranquilizou os servidores da SES-DF, ao informar o erro e a promessa de correção, por parte do presidente da CCJ.

Em tempo

Vianna publicou, no sábado (26/Jan), Nota de Esclarecimento e Compromisso em que lamentou a rejeição do parecer da CESC e a aprovação do PL do IHBDF. Confira a nota:

Na condição de deputado distrital, oriundo da Secretaria de Saúde e eleito pela atuação sindical, em defesa dos servidores, dentre os parlamentares da Câmara Legislativa do DF (CLDF), tenho convicção de ser um dos poucos nessa legislatura, a conhecer a realidade da Saúde do DF.

Entendo que tivemos uma grande provação, sobretudo aos profissionais de Saúde do DF, que nos impôs uma derrota, na última quinta-feira (24), ao vermos aprovado o Projeto de Lei nº 001/2019, que converteu o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) em Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), além de estender o modelo de gestão ao Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

Lamento, que a Casa tenha derrubado o Parecer da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, em que ao pedirmos a rejeição do Projeto de Lei 01/2019, tentamos reafirmar a importância do SUS para a manutenção da saúde pública do DF, ao apontar fragilidades, a exemplo da falta de realização de concurso público ou ainda a realização de compras sem transparência na aquisição de bens e serviços, sem um processo licitatório sério.

Mesmo com tantas derrotas, conseguimos reduzir o impacto do PL do Instituto, que retirou por meio de emendas, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) e o Hospital Materno Infantil (HMIB), do texto original do PL.  

No entanto, não tenho dúvidas que essa foi uma das várias batalhas a serem travadas. Sob essa ótica, reafirmo que pela primeira vez a CLDF deve ter um deputado que dedicará o mandato, independente de minha convicção política partidária, à resolver os problemas da Saúde do Distrito Federal, sempre pronto para atuar em defensa, além dos interesses dos servidores da Saúde, da população do DF.

Jorge Vianna
Deputado Distrital

 

 

 

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...

IGESDF prepara profissionais para tornar atendimento no SUS mais ágil e eficiente

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Solidariedade feita à mão leva 80 turbantes a pacientes oncológicas do Hospital de Base

Por Kleber Karpov Um mutirão de artesanato movido pela solidariedade...

Anvisa interdita parte de terminal no Porto de Santos (SP)

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Destaques

Das UBSs às ruas: rede de saúde do DF acolhe pessoas em situação vulnerável

Por Kleber Karpov As equipes do Consultório na Rua totalizaram...

Farmácia oncológica reforça atenção a pacientes no hospital de Taguatinga

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Taguatinga consolidou relevância...

Senado debate fraudes em contratos de saúde em audiência solicitada pelo Sindicato dos Médicos do Ceará

Por Kleber Karpov Problemas estruturais na gestão sanitária brasileira ganham...

Ações de prevenção às drogas alcançam mais de 3 mil estudantes no DF em 2026

Por Kleber Karpov Entre maio e outubro de 2026, programas...

Bets entram no centro das discussões do debate jurídico e econômico no STF

Por Kleber Karpov Representantes de diversas agremiações esportivas brasileiras manifestaram...