18.5 C
Brasília
05 dez 2025 03:22

Cerca de 150 profissionais voluntários reforçam atendimento no Gama e em Santa Maria

Novos integrantes vão atuar no HRG e nas UBSs das duas regiões, que passam a contar com 371 colaboradores ativos no programa

Por Karinne Viana

As regiões do Gama e de Santa Maria contam agora com o reforço de cerca de 150 novos profissionais voluntários. Eles vão complementar os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Hospital Regional do Gama (HRG). O acolhimento dos recém-chegados ocorreu nesta semana (8) e o período de atuação é de um ano, prorrogável por igual período.

Com os novos integrantes, a Região de Saúde Sul passa a ter 371 voluntários profissionais ativos. Entre os profissionais estão enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiologia, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas, farmacêuticos, biomédicos, médicos e assistentes sociais.

“A chegada desses voluntários representa uma melhora concreta na qualidade do atendimento. Eles ajudam a humanizar os serviços, especialmente em áreas como psicologia, assistência social e cuidados paliativos. Eles são um braço que se estende para acolher, cuidar e transformar a realidade da nossa rede, tanto para o serviço quanto para os usuários”, afirma a coordenadora do voluntariado do HRG, Eliza Rodrigues.

Com os novos integrantes, a Região de Saúde Sul passa a contar com 371 voluntários profissionais. Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

Motivações e expectativas

Formado em farmácia, Ítalo Jerônimo vai trabalhar no HRG e vê no voluntariado uma oportunidade de crescimento e contribuição. “Já participei de ações sociais na faculdade, mas essa experiência é mais profunda. Ajudar a população é gratificante e quero dar o melhor de mim para atender bem. À medida que eu entender o ritmo do hospital, pretendo ajudar a otimizar processos e somar com a equipe”, declara.

Já para a técnica de enfermagem Janaina Ferreira essa será a primeira experiência como voluntária na rede pública. “O acolhimento dos profissionais do HRG foi o que me motivou a querer participar do programa. Somado a isso, sei que é uma ótima oportunidade de aprimorar os meus conhecimentos. Acredito que será um período enriquecedor”, avalia.

Entre os voluntários estão enfermeiros, técnicos de enfermagem e de radiologia, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros. Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

Capacitação

Nesta quarta-feira (9), os novos voluntários passam por capacitações sobre infecção hospitalar e qualidade e segurança do paciente, reforçando o preparo para oferecer um atendimento ético, seguro e humano.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) possui, atualmente, mais de 2,3 mil voluntários, distribuídos entre os modelos de voluntariado social — com atividades lúdicas, culturais e pedagógicas — e profissional, voltado a pessoas com formação e registro na área de atuação.

As inscrições para atuar na Região Sul ocorrem anualmente no mês de março. Interessados em se tornar voluntários devem procurar o Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nep), localizado na biblioteca do HRG, ou enviar um e-mail para: [email protected]

As inscrições para atuar no HRG e nas UBSs do Gama e de Santa Maria ocorrem anualmente no mês de março. Foto: Divulgação/Agência Saúde-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...