19.5 C
Brasília
03 fev 2026 21:16

Centros olímpicos e paralímpicos do DF abrem mais de 16 mil vagas para 32 modalidades esportivas

Processo de inscrição começa nesta terça-feira (20), com vagas remanescentes e novas, incluindo capoterapia em todas as unidades

A partir desta terça-feira (20), terá início o processo de inscrição para novas matrículas nas 12 unidades dos centros olímpicos e paralímpicos (COPs). Serão ofertadas 16.557 vagas, distribuídas em 32 modalidades. O cadastro para concorrer às vagas deverá ser realizado por meio do Sistema de Inscrição dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (Siscop), disponível neste link.

O candidato que não possuir acesso à internet poderá comparecer ao COP do qual deseja se candidatar à vaga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, para realizar a inscrição. O prazo para cadastro se encerra no dia 20 de setembro. A inscrição não garante a vaga.

Todos os centros olímpicos e paralímpicos vão oferecer capoterapia; quantitativo de vagas, modalidades, faixa etária e horários ofertados variam de acordo com cada COP | Foto: Ádamo Dan/Arquivo Sedes-DF

As vagas são destinadas a crianças a partir de 4 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos e incluem remanescentes de turmas anteriores, além de novas oportunidades que surgiram com a inclusão da capoterapia em todos os COPs. Outras vagas foram abertas por desistência de alunos e cancelamento de vagas por faltas.

“O lançamento dessas vagas reforça o nosso compromisso em oferecer atividades esportivas e de lazer para todas as idades e necessidades. A inclusão da capoterapia em todas as unidades é um passo importante para promover saúde e bem-estar, especialmente entre a população idosa”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira.

O quantitativo de vagas, modalidades, faixa etária e horários ofertados variam de acordo com cada COP e podem ser verificados diretamente na secretaria dos COPs e no site da SEL.

Entre as opções estão atividade física orientada, atletismo, basquete, ginásticas artística, localizada, acrobática e rítmica, desenvolvimento motor I e II, futebol de areia, futsal, futebol society, handebol, hidroginástica, natação, tênis, vôlei de quadra e capoterapia.

Seleção

As inscrições serão analisadas pela diretoria de cada Centro Olímpico e Paralímpico obedecendo aos seguintes critérios: ser estudante da rede pública de ensino, pertencer a família considerada de baixa renda, o que pode ser comprovado por meio da participação no CadÚnico, Bolsa Família, Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência ou Benefício Assistencial ao Idoso. A lista de espera também entrará como critério classificatório.

Os candidatos selecionados receberão até o dia 20 de outubro a confirmação contendo as informações referentes à documentação necessária para a efetivação da matrícula nos centros olímpicos e paralímpicos. Caso o candidato não receba o e-mail no prazo informado, recomenda-se o comparecimento ao respectivo COP para verificação da seleção.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...