Por Kleber Karpov
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF), em parceria com a Ação Social Renascer, prorrogou até o próximo domingo (22/Mar), o prazo para inscrições em um novo ciclo de capacitação profissional. São ofertadas 120 vagas gratuitas nos Centros de Referência da Mulher Brasileira, com o objetivo de ampliar as oportunidades de geração de renda, facilitar a inserção no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo feminino. As aulas estão programadas para começar na segunda-feira (23/Mar).
As formações são oferecidas em dois turnos. No período matutino, das 8h às 12h, estão disponíveis os cursos de marketing digital e de tranças e penteados afro. Já no período vespertino, das 13h às 17h, as opções são artesanato e amigurumi ou design de sobrancelhas.
Para garantir a permanência das alunas, o projeto oferece benefícios como lanche gratuito durante as aulas e um serviço de monitoria para os filhos das participantes, com idade a partir de 3 anos. Além da qualificação técnica, as mulheres recebem orientações para o fortalecimento da autoestima e do bem-estar. Ao final do ciclo, todas as participantes receberão um certificado de conclusão.
A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Progressistas), ressaltou o impacto da iniciativa. “As ações de capacitação são fundamentais para garantir autonomia financeira às mulheres. Estamos investindo em oportunidades reais, que impactam diretamente na vida dessas mulheres e de suas famílias”, destaca.
Centros de referência
A partir da próxima segunda-feira (23), os quatro Centros de Referência da Mulher Brasileira iniciam uma nova fase, com a implementação de melhorias e a ampliação dos serviços ofertados. Os espaços funcionam em modelo de portas abertas, com atendimento gratuito e sem a necessidade de encaminhamento prévio.
As unidades estão localizadas em regiões estratégicas do DF, como Recanto das Emas, Sobradinho II, São Sebastião e Sol Nascente, com fácil acesso ao transporte público e infraestrutura adaptada para pessoas com deficiência. Os principais serviços incluem atendimentos psicossociais por equipes multidisciplinares, formadas por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais.
A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, comentou sobre a expansão. “A ampliação dos serviços fortalece ainda mais a nossa rede de proteção e promoção da autonomia feminina. Os centros são espaços de acolhimento, mas também de oportunidades, onde as mulheres podem reconstruir suas trajetórias com dignidade e apoio”, afirma.
Serviço: inscrições e unidades
As interessadas devem realizar a inscrição por meio do formulário digital oficial disponibilizado pela secretaria.
Endereços das unidades
- Recanto das Emas: Av. Buritis, Quadra 203, Lote 14
- Sol Nascente: Trecho 2, Quadra 100, Conjunto A, Lote SC1 – Pôr do Sol
- São Sebastião: Área Especial (AE) 11 – Centro de Múltiplas Atividades
- Sobradinho II: AE 6 Coer, Quadra 1 – Setor Oeste
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










