27.6 C
Brasília
13 nov 2025 18:23

Celina Leão mobiliza governo, investe R$ 8 milhões na contratação de 150 agentes no combate à dengue e pede colaboração da população

Com 94% das larvas do aedes aegypti causador da dengue encontradas em residências, governadora, em exercício, pede colaboração da população para combater mosquito, além de determinar intensificação de fiscalização e emissão de multa para descartes de lixo de forma irregular

Por Kleber Karpov

A governadora do DF, em exercício, Celina Leão (Progressista), iniciou esta sexta-feira (12/Jan), com a definição de diversas ações por parte de diversos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), destinadas ao combate ao mosquito da dengue. Intensificar ações conjuntas e fiscalizações para conter disseminação do mosquito do Aedes Aegypti; confirmação da contratação de 150 Agentes de Vigilância Ambiental (AVAS); e multas a quem realizar descartes de lixo em locais impróprios, estão entre as medidas definidas pela chefe do Executivo.

Celina Leao e a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio definem estratégias de ação aos órgãos e administrações regionais do DF – Foto: Paulo H. Carvalho / Agência Brasília

Agentes de saúde

De acordo com a secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, o DF conta com cerca de 700 profissionais em 15 núcleos de Vigilância Ambiental, a atuar na vistoria de imóveis, em busca do Aedes aegypti. Colaboradores esses que atuam na inspeção, verificação e eliminação de possíveis criadouros. Além de verificarem, ainda, terrenos abandonados, borracharias, floriculturas e outros considerados de risco para a proliferação.

No entanto, o número é insuficiente para cobrir de forma eficiente todos os domicílios e espaços do DF, o que levou Celina Leão a anunciar o investimento de R$ 8 milhões para a efetivação de nomeação de 150 AVAS, concursados, que devem integrar os quadros da SES-DF.

Na visita casa a casa, os agentes eliminam possíveis focos ou tratam prováveis depósitos de ovos do mosquito com o uso de larvicida | Fotos: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF

Mesmo com o aumento do efetivo de agentes de saúde para 850 colaboradores, a luta no combate ao mosquito da dengue é um desafio que requer a colaboração de todos, conforme ponderou Celina Leao. “Nós não conseguimos vencer a dengue sozinhos, o governo precisa da população”.  A preocupação da governadora é embasada em dados da SES-DF, por apontar serem as residências, os locais onde 94% das larvas do mosquito da dengue são encontrados.

“Nós não conseguimos vencer a dengue sozinhos, o governo precisa da população”
Celina Leão, Governadora, em exercício, do Distrito Federal

Numeros alarmantes

A mobilização do GDF ocorrem em decorrência do alerta, com a divulgação do primeiro boletim epidemiológico de 2024, por apontar um aumento de 207% nos casos de dengue. Ao todo, foram notificados 2.054 casos prováveis da doença entre 31 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024 contra 669 casos de 31 de dezembro de 2022 e 6 de janeiro de 2023. Ceilândia, Varjão e Brazlândia lideram as cidades em número de casos. Porém, todas as áreas do DF, reforça a necessidade de todos os moradores cuidarem de suas residências.

Porém, conforme ponderou o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-DF, Divino Valero Martins, tais números estão relacionados a diversos fatores, dentre esses das condições climáticas, decorrente, das chuvas e do aquecimento global. Fenômeno esse que ocorre em todo o país. Não por outro motivo, conforme noticiado por Política Distrital (PD), o Ministério da Saúde (MS), apontou alerta, em dezembro de 2023, para toda a região Centro-Oeste, além dos estados de Santa Catarina e Minas Gerais, como regiões com alta incidência de casos de dengue.

Combate ao mosquito

No DF, dados da Secretaria de Saúde apontam que 94% das larvas são encontradas nas residências. Informação essa que levou o GDF a reforçar a atuação de combate a dengue, dentro das residências. Uma das sugestões da SES-DF é a dedicação semanal, de ao menos 10 minutos, para identificar recipientes que possam acumular água e servir à proliferação do Aedes aegypti: baldes, potes, pingadeiras, garrafas, tonéis, vasos, calhas, entre outros.

SES-DF direciona campanha educativas de de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue às residências do DF – Foto Sandro Araujo / Agência Saúde DF

Nas ruas, a promessa é que o efetivo da SES-DF de agentes de saúde devem atuar na vistoria imóveis, em busca do Aedes aegypti, na inspeção, verificação e eliminação de possíveis criadouros. Também são verificados terrenos abandonados, borracharias, floriculturas e outros considerados de risco para a proliferação.

De um lado o governo reforçou o time, estabeleceu ações conjuntas e individuais das diversas esferas do governo, na atuação no combate ao mosquito da dengue. Isso com ações que abrangem, por exemplo, a limpeza de áreas de responsabilidade do governo e, até o plantio de mudas em áreas utilizadas como lixão, um trabalho já feito pelo Serviço de Limpeza Urbano (SLU) a ser reforçado pela Novacap, com 100 mil mudas à disposição para este ano.

Multa por descarte irregular

Do outro, o GDF deve intensificar fiscalizações, por meio do DF Legal com ordens expressas para multar lotes por descarte irregular de lixo.

 

Sociedade Brasileira de Pediatria emite nota contra projeto que restringe aborto legal

Por Kleber Karpov A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se...

Derrite quer mudança na condução de audiências de custódia

Por Kleber Karpov O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) defendeu...

Distrito Federal deve ampliar frota de ônibus elétricos a partir de março de 2026

Por Kleber Karpov A frota de transporte público do Distrito...

Senado aprova recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República

Por Kleber Karpov O plenário do Senado Federal aprovou, nesta...

Presidente da Câmara adia votação do PL Antifacção para terça-feira (18)

Por Kleber Karpov O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo...

Destaques

Sociedade Brasileira de Pediatria emite nota contra projeto que restringe aborto legal

Por Kleber Karpov A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) se...

Derrite quer mudança na condução de audiências de custódia

Por Kleber Karpov O deputado federal Guilherme Derrite (PL-SP) defendeu...

Detran-DF realiza Operação Sossego e autua 13 motociclistas por escapamento irregular em Águas Claras

Fiscalização abordou 160 condutores na noite de terça-feira (11)...

Celina Leão defende revisão penal e fim do “prende e solta” em debate sobre substitutivo do PL Antifacção

Por Kleber Karpov A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Distrito Federal deve ampliar frota de ônibus elétricos a partir de março de 2026

Por Kleber Karpov A frota de transporte público do Distrito...