25.5 C
Brasília
05 dez 2025 17:35

Casa Civil do GDF: Sai Hélio Doyle, entra Sérgio Sampaio

Sob argumento de defender o projeto de Rodrigo Rollemberg (PSB), Doyle deixa o Governo do Distrito Federal.

Em entrevista coletiva, na tarde desta quarta-feira (10/Jun), o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, anunciou na o pedido de demissão do cargo. Doyle deixa o governo em meio a estagnação da gestão Distrito Federal, com problemas graves na Saúde, Segurança e educação, além de uma crise instituída entre os poderes Executivo e Legislativo.

O jornalista justificou que se demitiu para que intrigas políticas não emperrem o andamento de projetos importantes para o desenvolvimento da cidade. Durante a Coletiva Doyle explicou: “Tenho sido acusado de muitas mentiras, e essas intrigas têm como objetivo prejudicar o sucesso desta gestão; como eu quero que o governo dê certo, me retiro para não ser empecilho da boa relação entre o governo e a área política da sociedade”, disse.

Reação às Críticas

Doyle afirmou ainda que críticas por parte de diversos setores da sociedade também motivaram a saída. “A proposta deste governo é instaurar a nova política e isso vai contra muitos interesses individuais; cada setor pensa em si e não nas necessidades da população que mais precisa”, destacou.

Criticado por deputados da Câmara Legislativa e até por um senador, Doyle declarou: “Espero (com a demissão) que a relação entre o Executivo e a Câmara Legislativa se resfrie, pois me tornei alvo político; estou retirando o pretexto que alguns deputados e um senador usam para atacar as ações do governo”, afirmou.

Em Nota Oficial, Rollemberg lamentou a saída de Doyle e agradeceu a colaboração desde a campanha eleitoral, passando pela transição e pelo período no Governo. O governador aproveitou a ocasião para anunciar o nome do novo chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, atual diretor-geral da Câmara dos Deputados.

Repercussão

Política Distrital conversou com a presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), Celina Leão sobre a mudança da condução da Casa Civil. Celina diz ter recebido a notícia com surpresa: “Fui pega de surpresa, eu sou contrária a forma de gestão, mas não pedi a saída dele. Se foi uma visão pessoal dele, deve saber o que está fazendo.”, afirmou Celina.

Em relação ao nome de Sérgio Sampaio, Celina diz não conhecê-lo, mas ponderou: “Ele vem de uma casa política e espero que ele tenha sensibilidade política para tratar bem de nossa cidade.”, concluiu.

O blog conversou também com o líder do bloco de oposição ao governo, na CLDF, o distrital, Chico Vigilante (PT), que considerou um erro por parte de Rollemberg pois Doyle além de ter passado por três governos, conhece bem o Distrito Federal.

De acordo com Vigilante: “O primeiro foi um erro de Rollemberg deixar satanizar o Doyle. O Hélio Doyle não é o satanás que foi pintado. Eu tenho divergências políticas com ele, mas é uma das pessoas mais sérias que eu já conheci e que conhece o Distrito Federal, porque ele esteve no governo do Cristovam, depois no do Roriz e agora no governo Rollemberg.”, afirmou.

Em relação ao nome de Sérgio para assumir a Casa Civil, Vigilante explicou que teve a oportunidade de conhecê-lo e que Sampaio deve encarar um cenário difícil.

Para Vigilante: “A Câmara Federal é outro mundo, tem recursos abundantes, não tem as questões que tem o Distrito Federal, não tem esgoto correndo na rua, não tem hospital cheio de bactérias, não tem ônibus fazendo greve, portanto acho que ele terá muitas dificuldades para chefiar a Casa Civil. A Casa Civil é o ponto efetivo de apoio, é o ponto de coordenação de um governo. Acho que ele vai ter muita dificuldade.”, afirmou.

Vigilante explicar ainda que Sampaio terá uma grande desvantagem em relação a Doyle: “O Hélio tinha coordenado a campanha, foi ele que participou da montagem direta desse governo, ele tinha muito mais ascendência sobre os secretários portanto vai demorar e muito a gestão do Governo do Distrito Federal, especialmente a do Rodrigo Rollemberg.” concluiu.

Precipitação?

Com a saída de Doyle, o imediato anúncio do novo chefe da Casa Civil quebra a regra de Rollemberg, que até o momento, ainda permanece com várias Administrações Regionais (RAs) com administradores interinos, mesmo após cerca de três meses que a CLDF disse não às fusões das RAs.

No meio político, muitos avaliam que o Governador, dessa vez, peca ao se precipitar em anunciar o novo chefe da Casa Civil e perdeu uma ótima oportunidade de conversar com os aliados políticos que o ajudaram a se eleger para definir  um nome que fosse convergente entre os apoiadores do Governo.

Após a divulgação da Saída de Doyle, alguns nomes chegaram a ser cogitados, ou melhor, especulados, par possíveis substitutos, entre eles o de Marcos Dantas, secretário de Relações Institucionais e Sociais, pela facilidade de articulação política, principalmente, com o Legislativo e ainda de Adelmir Araújo Santana, presidente do Sistema Fecomércio do Distrito Federal, pelo mesmo motivo.

Quem é o novo chefe da Casa Civil?

Servidor de carreira e atual diretor Geral da Câmara Federal, desde 2013, Sampaio é Advogado e foi  secretário de Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Amigo de Sampaio, o jornalista e cientista político, Francisco de Paula, também falou ao Blog:

“É um rapaz sério, preparado, honesto, do melhor currículo que se possa imaginar. Agrada e agrega a maioria dos servidores naquela casa (Câmara dos Deputados), faz uma gestão democrática, ouve todo mundo, recebe todo mundo. Espero que ele consiga se sair bem nesse novo cenário que é o GDF, que é a política do Distrito Federal, que para ele, entendo ser um ambiente novo.

Não sei se ele vai ter disposição para lidar diretamente com a Câmara Legislativa porque o trabalho dele na Câmara é administrativo, não é um trabalho político. Ele vai sair exatamente de uma seara diferente, de uma casa diferente, em num ambiente diferente. É uma série de desafios que o aguarda ainda mais de um governo que insiste em tentar começar e desejo que comece logo. Já deveria ter começado. São grandes os desafios do doutor Sampaio e espero que ele seja mais uma vez exitoso.”, afirmou.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...