19.5 C
Brasília
03 fev 2026 21:26

Campanha do Incor alerta para o combate à hipertensão arterial

Por Fernanda Cruz

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Instituto do Coração (Incor) faz uma campanha de conscientização sobre os riscos da doença. Cerca de 250 pessoas devem ser atendidas hoje (26) gratuitamente por uma equipe de médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais.

“O objetivo dessa campanha, que fazemos anualmente, é sempre alertar a pessoa. Aqui, a gente ampliou pela possibilidade de ter varias áreas de atuação. É uma visão global para o paciente”, disse Luís Aparecido Bortolotto, diretor da unidade de hipertensão do Icor.

O médico lembra alguns fatores de risco que aumentam a chance de ter a doença, como o sedentarismo, dieta com muito sal, obesidade e stress. Segundo Bortolotto, aproximadamente 50% dos hipertensos sequer sabem que têm a doença.

A aposentada Nacir Rocatelo, de 69 anos, é hipertensa. Ela faz tratamento para o controle da doença há 10 anos com medicação. “Eu tomo remédio, passo pelo médico de seis em seis meses. Primeiro, eu passava a cada dois meses para controlar a pressão. Hoje, ela está controlada”, disse.

Elizabete Damião Alves, de 57 anos, conta que teve hipertensão durante a gravidez. Professora de música, ela não deixa de ir ao médico para verificar se houve evolução na doença. “Eu também cuido da alimentação, faço exames regulares, não tomo álcool, não como gorduras e pratico natação”, disse ela.

O atendimento hoje no Incor começou às 9h e vai até as 16 horas. O instituto fica localizado na Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, número 44, na cidade de São Paulo.

Fonte: Agência Brasil

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...