Campanha contra a gripe já alcançou 92,4% do público-alvo

Meta estipulada pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal é de 90%

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe já entrou na fase final. Até o momento, as redes públicas e privadas já aplicaram 867.555 doses da vacina contra o vírus influenza. Nas unidades públicas, o número de vacinas aplicadas é de 849.080 doses.

A campanha de vacinação está em sua 23ª semana e conta com 128 salas de vacinas distribuídas por todas as regiões do Distrito Federal.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal é de 90% da população-alvo, índice que foi atingido pelo Distrito Federal na última sexta-feira (19), chegando a 92,4%. Apesar desse avanço, a campanha ainda não atingiu a meta de imunização para os grupos prioritários de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias depois do parto). A Secretaria de Saúde continua convocando as pessoas desses grupos para que procurem uma sala de vacinação mais próxima.

Até o último levantamento, crianças de 6 meses a menores de 2 anos tinham 63,6% de cobertura vacinal; crianças de 2 anos a menores de 5 anos tinham 44%; crianças de 5 anos, 54,6%; gestantes, 52,9%; e puérperas, 60,8%. Todos esses grupos estão com coberturas vacinais abaixo da meta.

O secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, alerta a população do Distrito Federal para a importância da vacinação contra o vírus influenza. “Estamos no período mais propício para a propagação de doenças respiratórias. E a prevenção, por meio da vacina, é o melhor e mais seguro caminho para contermos a propagação de vírus e evitar doenças graves”, enfatizou.

Terceira fase

A vacina previne três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. A campanha começou no dia 23 de março.

No dia 4 de maio teve início a terceira fase, tendo em vista a disponibilidade de doses para vacinação do grupo que envolve crianças, gestantes e puérperas. Ainda em maio, pessoas com deficiência, professores da rede pública e privada e pessoas de 55 a 59 anos de idade foram incluídos na imunização.

Para aumentar a cobertura vacinal nesses grupos, a Secretaria de Saúde sugeriu às unidades de saúde e aos hospitais da rede algumas medidas de mobilização junto às suas respectivas comunidades. Maternidades públicas também estão aproveitando para vacinar gestantes e puérperas, mas o trabalho ainda não terminou.

“Estamos há uma semana para o encerramento previsto da campanha de vacinação contra a Influenza e, embora o Distrito Federal tenha superado a meta de 90% de cobertura vacinal, considerando todos os grupos, esse alcance da cobertura não ocorreu de forma homogênea, sendo que os grupos prioritários das crianças, das gestantes e das puérperas ainda não atingiu a meta preconizada. Ressaltamos a importância de que esses grupos estejam devidamente vacinados, com a finalidade de evitar as complicações, internações e óbitos em decorrência da influenza”, explica a enfermeira da Área Técnica de Imunização, Fernanda Ledes.

“Pedimos aos pais e responsáveis das crianças menores de 6 anos que levem seus filhos às unidades básicas [de saúde] para receberem não só a vacina contra influenza, mas também para atualização da situação vacinal conforme necessário. Da mesma forma recomendamos que as gestantes e as puérperas que ainda não foram vacinadas procurem a UBS e recebam as vacinas preconizadas”, complementou a enfermeira.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática em doses prévias da vacina. Contudo, na maioria dos casos as vacinas contra influenza têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.

Pacientes que tenham alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados podem receber a vacina, contanto que ela seja administrada em ambiente hospitalar. Para pessoas acamadas e com mais de 60 anos é possível fazer um agendamento para que a imunização seja providenciada em domicílio. A solicitação pode ser feita pelo telefone 160 ou na unidade básica de saúde (UBS) de referência do domicílio da pessoa acamada.

Fonte: Agência Brasília

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Celina faz mudança na Secretaria de Educação após queda no IDEB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Atraso na ampliação do teste do pezinho dificulta diagnóstico da AME

Por Kleber Karpov No mês de conscientização sobre a Atrofia...

Paulistanos enfrentam filas para tomar vacina contra sarampo

Por Kleber Karpov Moradores da cidade de São Paulo que...

Lei cria política de saúde bucal para pessoas com deficiência no DF

Por Kleber Karpov A Lei nº 7.936/2026, que institui a...

Destaques

É área pública? Pergunta Celina Leão sobre problema de iluminação, de 20 anos, solucionado em 24 horas

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições

Por Kleber Karpov O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou, nesta...

Com decisão impeditiva anterior, Moraes nega permissão de Bolsonaro para receber filhos no Dia dos Pais

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Celina faz mudança na Secretaria de Educação após queda no IDEB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Atraso na ampliação do teste do pezinho dificulta diagnóstico da AME

Por Kleber Karpov No mês de conscientização sobre a Atrofia...