18.5 C
Brasília
05 dez 2025 03:55

Campanha Cartão Vermelho para o Racismo caminha para atuar em nível nacional

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania em parceria com a CBF ganha apoio do Conselho Nacional do Ministério Público, que vai difundir a iniciativa pelo país

Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a campanha Cartão Vermelho para o Racismo deu um importante passo, na segunda-feira (9), rumo à nacionalização. Em reunião com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, apresentou o protocolo da campanha, que agora conta com a adesão institucional do conselho para sua expansão a outros estados.

Lançada em 4 de maio durante o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro entre Vasco e Palmeiras, na Arena BRB Mané Garrincha, a campanha tem como objetivo combater o racismo nos estádios e promover uma cultura de respeito e inclusão por meio do futebol. O encontro no CNMP também contou com a presença do subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Sejus-DF, Juvenal Araújo, e de membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que acompanham as ações desde o início da campanha.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani (C) com representantes da CBF e do CNMP: “Com a adesão do Ministério Público, damos um passo ainda mais firme para ampliar esse alcance e reafirmar nosso compromisso com o enfrentamento ao racismo em todas as esferas da sociedade” | Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Com a adesão do CNMP, o próximo passo será a formalização de um acordo de cooperação técnica entre a Sejus-DF e o conselho. A proposta, inclusive, já começa a sair do papel: o Ministério Público do Estado do Pará, representado na reunião pelo promotor de Justiça Eduardo Falesi, demonstrou interesse em implementar a campanha no estado, com previsão de estreia durante o clássico Remo x Paysandu, no dia 21 deste mês, em Belém. Na ocasião, o promotor também convidou Marcela Passamani para participar do evento.

Plataforma

Além da adesão à campanha, a reunião também foi fundamental para o alinhamento de uma nova frente de ação: o desenvolvimento de uma plataforma de letramento racial online, que permitirá a capacitação remota de membros do Ministério Público de todo o país — promotores, procuradores e servidores. O curso, já em desenvolvimento, busca fortalecer a compreensão sobre o racismo estrutural e orientar boas práticas institucionais no enfrentamento às desigualdades raciais.

A primeira turma de formação já tem data marcada: nesta sexta-feira (13), às 9h, uma equipe da secretaria ministrará o curso de letramento racial para um grupo de promotores e servidores do MPDFT. A proposta é que a capacitação seja, posteriormente, estendida a todos os atores que atuam no ambiente do futebol — dentro e fora dos campos.

“A campanha Cartão Vermelho para o Racismo é um instrumento poderoso de transformação social”, afirmou Marcela Passamani. “Por meio da parceria com a CBF, conseguimos levar essa mensagem de respeito e igualdade a milhões de brasileiros. Com a adesão do Ministério Público, damos um passo ainda mais firme para ampliar esse alcance e reafirmar nosso compromisso com o enfrentamento ao racismo em todas as esferas da sociedade.”

Receptividade

O subsecretário Juvenal Araújo destacou o acolhimento positivo da proposta pelos membros do CNMP. “A iniciativa foi muito bem-recebida, e já há um compromisso de firmar um acordo de cooperação. A ideia é que o sistema de Justiça seja a mola propulsora para levar a campanha para todos os estados, ampliando a atuação antirracista por meio de uma rede institucional forte e engajada”.

O presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do CNMP, Jaime de Cassio Miranda, reforçou a importância do envolvimento do Ministério Público: “O CNMP já atua em diversas frentes na defesa dos direitos fundamentais, como os das vítimas, das mulheres e da infância. Aderir a essa campanha contra o racismo nos estádios é uma extensão natural dessa missão. Esperamos que, por meio da atuação capilarizada do MP, essa mensagem de tolerância e respeito seja levada ao país inteiro”.

A campanha

O Cartão Vermelho para o Racismo faz parte da Política Distrital de Prevenção e Combate ao Racismo nos Estádios, instituída pela Lei Vinícius Júnior (lei nº 22.084/2024), sancionada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A ação já esteve presente em três jogos promovidos pela CBF na Arena BRB Mané Garrincha, com o apoio da Federação Brasiliense de Futebol (FBF) e do MPDFT. Os jogos foram marcados por gestos simbólicos contra o racismo, como a exibição coletiva de cartões vermelhos pelo público e faixas em campo com mensagens antidiscriminatórias.

Além da estreia no jogo entre Vasco e Palmeiras (4/5), a campanha também foi levada às partidas entre Aparecidense e Fluminense (11/5) e Capital e Botafogo (17/5), ampliando sua visibilidade e engajamento junto ao público e aos atletas. Com a adesão do CNMP e o compromisso de levar a iniciativa a outros estados, o movimento ganha força para se tornar uma política nacional de enfrentamento ao racismo no esporte, reafirmando o futebol como ferramenta de inclusão, respeito e transformação social.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...