25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:48

Brasília sedia a 10ª Conferência Distrital de Saúde

00São esperadas cerca de 500 pessoas para o evento

Por Alline Martins

Brasília sedia, do dia 5 a 7 de junho, a 10ª Conferência Distrital de Saúde. O evento é a etapa preparatória para a 16ªConferência Nacional de Saúde, marcada para agosto deste ano. O tema de ambas é o mesmo: Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. Na edição do DF, são esperadas cerca de 500 pessoas nos três dias de evento.

“A décima Conferência Distrital de Saúde é o ambiente ideal para discutirmos os rumos da saúde pública, propostas e projetos que nos permitam garantir que ela seja, de fato, um direito, e que o nosso Sistema Único de Saúde cada vez mais consolide seus princípios. Nesse sentido, é fundamental a participação da sociedade, não apenas por meio de representantes, mas também com a presença dos próprios usuários do sistema”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Os eixos a serem discutidos serão: saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e financiamento adequado e suficiente. “É importante que a população participe, porque é ela quem utiliza os serviços de saúde. Será ouvindo os usuários que saberemos que tipo de atendimento o governo está levando para as pessoas e tentaremos sugerir propostas de mudanças”, explica a presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Lourdes Piantino.

A organização do evento é feita pelo Conselho de Saúde do DF, com apoio da Secretaria de Saúde. “O Conselho foi a forma encontrada para colocar trabalhadores, usuários e a gestão no orçamento participativo do SUS”, explica o assessor de Relações Institucionais, Wanderley Ferreira Nunes.

Ele destaca que a conferência é uma forma de participação popular, prevista tanto na Constituição Federal quanto na Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes do SUS.

Regionais

Antes da realização da conferência distrital, cada uma das sete regiões de saúde do DF promoveu sua discussão local. A primeira aconteceu em 26 de março, na Região de Saúde Norte, com a participação de 167 pessoas. A última a reunir os brasilienses para debater a temática foi a Região de Saúde Sudoeste, no dia 10 de abril.

Um total de 338 delegados, dentre eles 56 natos na etapa distrital e outros 332 escolhidos nas etapas regionais, irão representar os gestores, trabalhadores e usuários na Conferência Distrital. Deste total, 68 serão escolhidos para a etapa nacional.

Legislação

As conferências de saúde têm como base a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a lei, as conferências se reunirão a cada quatro anos, com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.

A 10ª Conferência Distrital de Saúde foi convocada pelo Decreto nº 39.654, de fevereiro deste ano. Ela será presidida pelo secretário de Saúde do Distrito Federal; coordenada pela presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal; e, nos seus impedimentos ou ausências, pela secretária executiva do Conselho de Saúde do Distrito Federal.

SERVIÇO
Abertura da Conferência Distrital de Saúde
Data: 5 de junho
Horário: 8 horas
Local: Auditório do Instituto Serzedello Corrêa – SCES, Trecho 3, Lote 3.

Fonte: Agência Saúde DF

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...