19.5 C
Brasília
17 dez 2025 06:47

Brasília desafia queda nacional nos índices de leitura, e Biblioteca Nacional bate recordes de empréstimos de livros

Enquanto o número de leitores cai no Brasil, a BNB registra aumento de 79% nos cadastros de novos leitores, impulsionada pelo interesse dos jovens e investimentos no acervo

Por Victor Fuzeira

Enquanto o Brasil vê a leitura de livros perder espaço entre a população, Brasília segue resistindo à tendência nacional. Dados da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) mostram que, em 2024, houve um aumento expressivo no número de usuários cadastrados e empréstimos de livros, consolidando a capital federal como um polo de incentivo à leitura.

Frequentadora da Biblioteca Nacional de Brasília, a advogada Eliana Santiago se diz apaixonada pelos livros de romance policial | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Em comparação com 2023, o número de novos cadastros na BNB saltou para 79%, com 3.130 novos leitores inscritos no sistema de empréstimos. Já o total de obras levadas para casa cresceu 66%, alcançando 23.062 empréstimos no ano. Atualmente, 14.759 pessoas estão aptas a usufruir do acervo da biblioteca gratuitamente. As mulheres representam a maioria dos leitores (54%), enquanto os homens correspondem a 46%.

A diretora da BNB, Marmenha Rosário, comemora o crescimento no número de empréstimos: “Estamos no caminho certo, incentivando a leitura e investindo no nosso acervo”

“Os números mostram que o livro está mais vivo do que nunca. Praticamente dobramos os novos registros de leitores e de quantidades de livros que o pessoal está levando para casa para ler. Estamos no caminho certo, incentivando a leitura e investindo no nosso acervo”, explica a diretora da BNB, Marmenha Rosário.

A servidora atribui o sucesso dos números a um conjunto de fatores, como investimento no acervo, surgimento de novos clubes de leitura, atividades culturais e ao próprio interesse pessoal dos brasilienses pela leitura. “Temos investido para trazer o público jovem para a biblioteca, e eles estão movimentando bastante a leitura de livros, especialmente os da literatura asiática”.

Segundo a diretora da biblioteca, os títulos mais procurados refletem a diversidade de interesses dos leitores brasilienses: enquanto os mais jovens demonstram grande apreço por gibis e mangás, os públicos mais velhos exploram obras de ciências, história e direito. A literatura, de modo geral, continua sendo a principal escolha entre os frequentadores da BNB.

Hábito da leitura

Em comparação com 2023, o número de novos cadastros na BNB saltou para 79%; já o total de obras levadas para casa cresceu 66%

O cenário do Distrito Federal contrasta com a realidade nacional. A 6ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em novembro de 2024, revelou que 53% da população brasileira não leu nenhum livro nos três meses anteriores a essa coleta de dados, um marco inédito na série histórica. O número de leitores caiu de 52% para 47% nos últimos cinco anos, indicando uma perda de 6,7 milhões de leitores no país.

Apesar da queda no Brasil, Brasília segue se destacando. No DF, 52% da população mantém o hábito da leitura, segundo a mesma pesquisa, demonstrando que a cidade preserva um compromisso com a cultura e o conhecimento. O número cresceu dois pontos percentuais em relação a 2019, o que demonstra o cenário positivo em relação ao retrato nacional.

Bibliotecária da BNB há 16 anos, Cida Moura disse que sempre leu muito: “Quase tudo que chega de livro passa pelas minhas mãos, e eu logo separo os livros que gostaria de ler”

Foi justamente a paixão pela literatura que moldou a escolha de carreira de Cida Moura, 47, que há 16 anos trabalha como bibliotecária na BNB. “Sou muito curiosa e, em toda vida, sempre li muito. Por ser bibliotecária, quase tudo que chega de livro passa pelas minhas mão,s e eu logo separo os livros que gostaria de ler”, conta a servidora, que está entre as leitoras assíduas do espaço.

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...