19.5 C
Brasília
06 dez 2025 00:46

Brasil tem 3.100 casos confirmados de infecção por monkeypox

País tem oito unidades de referência que fazem o diagnóstico

Por Kleber Karpov

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), de terça-feira (16/Ago), o Brasil contabiliza um total de 3.100 casos confirmados de infecções por monkeypox.  Levantamentos esses possíveis após a realização de 8.850, nos 27 estados brasileiros, encaminhados aos oito laboratórios de referência para diagnóstico da varíola, espalhados pelo país.

Das oito unidades de referência, que realizam o diagnóstico, quatro laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen) estão localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Em relação as outras quatro unidades de referência nacional, duas são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro e no Amazonas; uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e uma no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.

Expansão

Em entrevista à Agência Brasil (16/Ago), o coordenador do Laboratório de Virologia Molecular da (UFRJ), Amilcar Tanure, defendeu a ampliação do número de testes e de laboratórios aptos a realizar a testagem para diagnóstico da doença.

“Eu acho que tem que aumentar isso, para que os pacientes tenham mais acesso. Além disso, como o vírus está dando lesões não tão exuberantes, a recomendação é que pessoas que desconfiem que seja varíola dos macacos procurem atendimento médico, uma unidade de pronto atendimento, e vão se testar”.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em entrevista ao programa Voz do Brasil (12/Ago), todos os laboratórios centrais de saúde pública devem estar aptos a realizar o teste do tipo RT-PCR para detecção do vírus da monkeypox, até o final de agosto.

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...