22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:23

Bombeiros do DF se preparam para representar o Brasil nos Jogos Mundiais entre forças de segurança nos EUA

Delegação da capital contará com 180 profissionais em diversas modalidades; corporação conquistou 124 medalhas na edição de 2023

Dedicação, treino e persistência são os pilares que impulsionam a terceiro-sargento Vanessa Rocha, do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), rumo ao bicampeonato no World Police and Fire Games (WPFG), os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, que este ano ocorrem no dia 27 deste mês em Birmingham, no Alabama (EUA). Vencedora na categoria de crossfit em 2023, ela retorna à competição com foco na conquista do ouro novamente.

A terceiro-sargento Vanessa Barbosa tem treinado diariamente: “O nosso trabalho exige muito preparo físico, e a gente precisa estar bem para entregar um bom atendimento à comunidade” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A expectativa para 2025 está alta, e a ansiedade, maior ainda”, contou Vanessa, entre os 180 atletas reunidos nesta  quarta-feira (18), no último encontro de alinhamento antes do embarque para a viagem. Ao longo de dois anos, Vanessa tem treinado mais de três horas por dia, exceto domingos, e acredita que, além da performance esportiva, a preparação tem reflexos diretos no desempenho profissional. “O nosso trabalho exige muito preparo físico, e a gente precisa estar bem para entregar um bom atendimento à comunidade”, ressalta.

Tenente-coronel Fernando Moura: “É um desafio conciliar as demandas de comando com a rotina de treinamentos, mas ver o empenho dos outros atletas motiva ainda mais”

Reconhecido como o segundo maior evento esportivo do mundo em número de participantes, o WPFG reúne, a cada dois anos, profissionais da segurança pública e dos serviços de emergência de diferentes países em uma celebração do esporte, da união e da superação. Na edição passada, em 2023, 141 bombeiros atletas brasileiros conquistaram 124 medalhas em diversas modalidades.

“A nossa meta é superar o quadro de medalhas do ano passado, e o que não falta é energia e força de vontade para alcançarmos esse objetivo”, afirma o tenente-coronel Fernando Dias de Moura, comandante do Centro de Capacitação Física (Cecafi) do CBMDF. O militar competirá na modalidade de atletismo neste ano. “É um desafio conciliar as demandas de comando com a rotina de treinamentos, mas ver o empenho dos outros atletas motiva ainda mais”, ressalta.

Apoio institucional

Atletas se reuniram nesta quarta-feira para discutir os últimos detalhes da viagem

A participação da delegação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), que reconhece o esporte como ferramenta essencial de saúde, integração e desenvolvimento profissional dos militares.

Para o secretário-executivo de Esporte do DF, Matheus Celestino Bahia, a presença dos representantes locais na competição mundial reforça a imagem da capital. “Isso só engrandece o nosso trabalho e coloca o DF e o Brasil em evidência nos jogos mundiais”, afirma. “Essa é a maior delegação que já tivemos, e esperamos que cresça ainda mais, quem sabe até com o Brasil sediando uma edição futuramente”.

A delegação brasileira contará com 844 atletas de diversas forças de segurança e salvamento de todo o país – um salto em relação à edição passada, no Canadá, que teve mais de 500 participantes. Para o chefe da delegação do CBMDF, coronel Fábio Martins da Silva, o apoio à participação nos jogos vai além da valorização do esporte.

“Quando oferecemos ao bombeiro militar a chance de representar a corporação e o Brasil no exterior, promovemos não apenas saúde e bem-estar, mas também o exemplo”, reforça. “Isso inspira outros militares e contribui diretamente para a qualidade do serviço prestado à sociedade.”

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...