22.5 C
Brasília
05 dez 2025 11:33

Atum é aprovado como nova proteína da merenda escolar do DF

O alimento vai estar nos cardápios do Ensino Especial e da Educação Infantil a partir do 2º semestre deste ano

Por Tainá Morais

Uma alimentação escolar de qualidade, adequada e suficiente às necessidades nutricionais dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Para aprimorar a alimentação das crianças do Ensino Especial e da Educação Infantil, o atum será inserido na merenda escolar no segundo semestre de 2023 após ser aprovado pelos estudantes. Será a sexta proteína no cardápio escolar e vai se juntar a uma série de alimentos variados que compõem as refeições servidas nas escolas, ampliando as opções e trazendo benefícios para a saúde da comunidade estudantil.

Antes de decidir inserir o atum no cardápio da merenda escolar, a Diretoria de Alimentação Escolar da SEEDF realizou um teste de aceitabilidade entre os alunos da Educação Infantil do Centro de Educação Infantil Gavião (CEI Gavião), localizado no Lago Norte. A ação aconteceu em duas etapas, uma no dia 11 de abril e a outra, no dia 25 de abril. Primeiro foi feita uma contação de histórias, onde as crianças ouviram sobre a importância do atum e os benefícios do consumo dessa proteína na alimentação.

Depois, os estudantes provaram receitas feitas com atum e 85% dos alunos do CEI Gavião aprovaram a receita do macarrão com atum ao molho de tomate. Durante a avaliação, foi possível reparar diversas carinhas boas no momento da refeição, que foi preparada como uma pitada de amor e carinho pelas merendeiras da instituição. “Eu gostei muito do peixinho e comi muuuuitas vezes”, reconheceu o pequeno Matheus, 3 anos, depois de repetir o prato.

O estudante Luiz Gustavo, 4 anos, também provou e aprovou a inclusão do atum no cardápio. “Eu achei legal e muito gostoso. Estava muito bom e vou querer comer sempre”, concluiu

Antes de decidir inserir o atum no cardápio da merenda, a SEEDF realizou uma contação de histórias sobre o alimento | Foto: André Amendoeira, Ascom/SEEDF

Teste de aceitabilidade

O teste de aceitabilidade é realizado sempre que um alimento é inserido na alimentação escolar. Para a diretora de Alimentação Escolar da SEEDF, Stela Nasser, o teste de aceitabilidade é essencial para retratar a real aprovação do novo gênero pelos estudantes da rede pública. “Nosso objetivo é ofertar uma alimentação nutritiva e que seja de sabor atrativo ao paladar tanto dos pequenos, quanto dos estudantes adultos. A cada inserção, as novidades tornam nosso cardápio mais rico e apreciado. E o atum, aprovado pela maioria dos participantes do teste, certamente fará parte da lista dos queridinhos da alimentação escolar do DF”, destaca.

Após a aprovação entre os estudantes, o produto foi apresentado, na última sexta-feira (16) ao Conselho de Alimentação Escolar e ao quadro técnico de nutricionistas atuantes na Diretoria de Alimentação. Acompanhados da secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, eles também experimentaram pratos feitos com atum e aprovaram a novidade. A degustação foi feita na cozinha gourmet da Rota do Vinho, um wine bar e loja de vinhos na Asa Sul.

O atum será o sexto tipo de proteína da merenda dos estudantes, que já conta com carne bovina, carne suína, filé de tilápia, filé e coxa e sobrecoxa de frango e muçarela. Além disso, a alimentação escolar é rica em fontes de carboidratos, fibras, vitaminas e minerais assim como o arroz, feijão, macarrão, frutas, legumes e verduras.

Nutricionistas e a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também experimentaram pratos feitos com atum e aprovaram a novidade | Foto: Álvaro Henrique, Ascom/SEEDF

Grão de bico

A Secretaria de Educação do Distrito Federal também vai testar a aceitabilidade do grão de bico nas escolas do DF. Com um alto valor nutricional e benefícios à saúde, o grão de bico tem se destacado como uma excelente opção para compor as refeições escolares. Rico em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, o alimento possui propriedades que contribuem para o desenvolvimento físico e intelectual dos estudantes.

Receitas com grão de bico também foram degustadas na última sexta-feira (16) pelos nutricionistas e, caso o teste de aceitabilidade com os estudantes seja bem-sucedido, o grão de bico será incorporado definitivamente ao cardápio escolar, proporcionando benefícios duradouros para a comunidade educacional do Distrito Federal.

A inclusão do novo item é uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). De acordo com o chefe geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento, o “objetivo não é somente fornecer um alimento de qualidade em termos nutricionais para as crianças, mas também fomentar a produção de grão de bico aqui na região do Distrito Federal.

Para a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, a parceria com a Embrapa é de fundamental importância para garantir a qualidade e segurança do alimento utilizado nas refeições escolares. A instituição, renomada pelo seu trabalho em pesquisa e desenvolvimento agrícola, fornecerá suporte técnico e científico, além de orientar sobre as melhores práticas de cultivo e armazenamento do grão de bico.

Além de ser um alimento rico, vai alimentar bem as nossas crianças. Nosso objetivo e expectativa é fazer com que os agricultores familiares possam expandir também as suas produções. Plantar, cultivar e colher o grão de bico para poder contribuir com a alimentação escolar”, destacou a gestora.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...