17.5 C
Brasília
23 mar 2026 05:46

Atenção ao vencimento da cota única ou primeira parcela do IPVA 2023

Prazo de pagamento para as duas opções começa na segunda (13) e vai até o dia 17; se optar pela parcela única, contribuinte terá desconto de 10% sobre o valor total do imposto

Começa na segunda-feira (13) e vai até a próxima sexta (17) o vencimento da cota única ou primeira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), recolhido anualmente pelos contribuintes proprietários de qualquer veículo automotor cujo emplacamento seja obrigatório.

A data para pagamento é determinada pelo algarismo final da placa do veículo, e quem optar pelo pagamento da cota única se beneficiará com o desconto correspondente a 10% do valor total do imposto, desde que não conste débito em exercício anterior.

Confira o cronograma de pagamento:

Tabela: Divulgação/Sefaz

Os contribuintes que ainda não emitiram o documento de arrecadação (DAR IPVA) podem acessar o  Portal de Serviços da Receita do DF ou utilizar o aplicativo Economia DF.

No caso de emissão do licenciamento, multas e outros débitos do Detran, o acesso é pelo Portal de Serviços da autarquia.

Os contribuintes sem fácil acesso aos meios eletrônicos poderão agendar atendimento presencial nos postos do Na Hora ou nas agências de atendimento da Receita do DF, pelo número 156, opção 3, em ligação feita a partir de telefone fixo. Veja abaixo mais informações sobre os canais de atendimento.

Agências de atendimento da Receita

→ Mediante agendamento neste link.
→ Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 12h30 às 18h30.
Telefone: 156 – opção 3, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h; 0800 644 0156 (ligação de outros estados).
 Clique aqui para atendimento virtual.

Endereços das agências

→ Plano Piloto: SRTVN 701 Bloco D – Loja 1 – área central de Brasília.

→ Ceilândia: CNN 01, Bloco B – Avenida Hélio Prates.

→ Gama: Quadra 01, Área Especial, Lote Único – Setor Central.

→ Planaltina: SHD, Bloco C.

→ SIA: SAPS – Trecho 01 – Lote H (Próximo à Caesb – EPTG).

→ Taguatinga: CNA – Área Especial S/Nº – Praça Santos Dumont.

→ Postos Na Hora.

Engasgos frequentes podem indicar problema de saúde e acendem alerta

Por Kleber Karpov Pacientes e acompanhantes do Hospital de Base...

CLDF realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Cientistas brasileiros são premiados por pesquisas sobre Alzheimer

Por Kleber Karpov Dois pesquisadores brasileiros foram recentemente premiados por...

EscriturIA é uma plataforma de estudos bíblicos mediada por inteligência artificial

Por Kleber Karpov Uma nova plataforma de estudos bíblicos mediada...

Destaques

Engasgos frequentes podem indicar problema de saúde e acendem alerta

Por Kleber Karpov Pacientes e acompanhantes do Hospital de Base...

Projeto de Lei no Senado proíbe cancelamento de plano de saúde de pacientes com câncer

Por Kleber Karpov O Senado Federal analisa o Projeto de...

CLDF realiza sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

Recordes de queda na criminalidade: DF investe em inteligência para enfrentar sensação de insegurança

Projeto Cidade + Segura entrega diagnósticos para orientar políticas...

DPDF dev realizar em abril, mutirão para retificação de prenome e gênero a pessoas trans e não binárias

Por Kleber Karpov O Núcleo de Promoção e Defesa dos...