19.5 C
Brasília
05 dez 2025 07:47

Assassinato no Guará repercute na primeira sessão do ano na Câmara Legislativa

A primeira sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta terça-feira (2) foi marcada pela repercussão entre os distritais do assassinato ocorrida na porta de uma escola no Guará. O assunto foi abordado por vários deputados distritais que chegaram a propor a decretação de estado de emergência na segurança pública e até mesmo uma intervenção do ministério da Justiça.

O crime ocorreu no começo da tarde de hoje, quando um funcionário público teve o carro roubado e foi assassinato na porta da escola dos filhos. Logo na abertura da sessão os distritais criticaram duramente a segurança da cidade e cobraram ação do GDF para enfrentar a violência.

O líder do PMDB, deputado Wellington Luiz, lamentou a morte do “pai de família” e considerou muito grave que a violência tenha virado rotina no DF. Para ele, não existe fórmula mágica para se combater a violência. Segundo Wellington Luiz, o enfrentamento deve acontecer com o fortalecimento do policiamento nas ruas.

O deputado cobrou a imediata contração de policiais e afirmou que o GDF está sendo omisso. “Enquanto o governo quer contratar policiais a conta-gotas, o sangue de inocentes é derramado diariamente. A segurança da capital do País está falida”, sentenciou o parlamentar.

O deputado Raimundo Ribeiro (PSDB) considerou a situação da segurança apavorante e destacou a preocupação dos líderes partidários com a questão. Em sua opinião, o sentimento de indignação e perplexidade está tomando conta das famílias.

Ribeiro sugeriu que o GDF decrete situação de emergência na segurança pública para tomar medidas concretas contra o problema. “O governo precisa se mexer, não pode ficar parado”, completou.

Já o deputado Rodrigo Delmasso (PTN), morador do Guará, disse que estava de luto com o crime que assustou e revoltou os moradores da cidade. O distrital enfatizou que o crime aconteceu em uma das avenidas mais movimentadas do Guará e ressaltou que os índices de criminalidade na cidade crescem absurdamente.

Delmasso informou ainda que a polícia militar conta com cerca de 30 homens para fazer a ronda no Guará e na Estrutural, número, segundo ele, insuficiente para a tarefa. O distrital defendeu uma intervenção do ministério da Justiça na segurança pública do DF. “Até quando vamos ficar parados? “, cobrou.

O deputado Cláudio Abrantes (Rede) pediu a contratação imediata de 400 policiais civis que esperam a convocação para tomar posse. Mesmo assim, segundo ele, estas contratações serão apenas um sopro e não resolverão o déficit de pessoal da polícia civil. De acordo com Abrantes, o quadro atual da corporação é de 100 policiais a menos do que existia em 1993. Para o deputado, o problema da segurança só será resolvido com o planejamento de longo prazo, consulta a especialistas e ações duradouras.

Para o deputado Roosevelt Vilela (PSB) é hora de engrossar o discurso, “pois estamos no meio de uma guerra”. “O crime está nas ruas e tem que ser combatido com força”, sugeriu.

Desafios

O novo líder do Partido dos Trabalhadores, deputado Wasny de Roure, aproveitou a primeira sessão para falar dos desafios de 2016. Em sua avaliação, as crises na saúde, educação, segurança e transporte deverão dominar os debates no Legislativo ao longo do ano. Wasny considerou a chegada das chamadas Organizações Sociais (OS) para fazer a gestão de unidades de saúde uma grave ameaça. Segundo ele, as OS são entidades que dependem do lucro e não podem ser a solução para os graves problemas da saúde.

O líder do PT também falou sobre a anulação da licitação do transporte público coletivo e disse que os resultados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) em curso na Câmara serão importantes para esclarecer os problemas do certame. Wasny ressaltou, no entanto, que a licitação teve o mérito de acabar com o cartel do transporte público.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...