Por Kleber Karpov
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, nesta segunda (05), o início dos testes clínicos com o medicamento polilaminina para o tratamento de trauma raquimedular agudo. O estudo busca avaliar a segurança da substância em pacientes que sofreram lesões na medula espinhal ou na coluna vertebral. Segundo o Ministério da Saúde, a inovação possui tecnologia integralmente nacional e representa um avanço estratégico para a autonomia científica do país no setor farmacêutico.
O fármaco foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob coordenação da professora Tatiana Sampaio, em cooperação com o laboratório Cristália. O projeto recebeu investimentos do governo federal para a etapa de pesquisa básica. O medicamento utiliza a proteína polilaminina, presente em organismos humanos, e já demonstrou resultados promissores em fases preliminares de recuperação de movimentos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que participou do evento destacou classificou ser um marco importante às famílias e, em especial, às vítimas de lesão medular. “Cada avanço científico é sempre uma nova esperança renovada”.
Protocolo da primeira fase
Nesta etapa inicial, cinco voluntários com lesões agudas na região da medula espinhal torácica devem participar dos testes. O protocolo exige que os pacientes possuam indicação cirúrgica e que o procedimento ocorra em menos de 72 horas após o trauma. A empresa patrocinadora ficará responsável pelo monitoramento sistemático de todos os eventos adversos para garantir a integridade dos participantes durante o desenvolvimento clínico.
Prioridade institucional
O comitê de inovação da Anvisa classificou o processo como prioritário para acelerar o registro de pesquisas de amplo interesse público. A agência busca viabilizar soluções terapêuticas para condições que impactam severamente a qualidade de vida da população. Os locais onde as cirurgias e acompanhamentos serão realizados devem ser definidos e divulgados pela empresa responsável nos próximos dias.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











