ANS suspende comercialização de 12 planos de saúde

Ao todo, 12.290 beneficiários ficam protegidos com a medida

Por Ana Cristina Campos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de planos de saúde que terão a venda temporariamente suspensa, a partir desta sexta-feira (11), devido a reclamações relacionadas a cobertura assistencial. Nesse ciclo, a ANS determinou a suspensão de 12 planos de três operadoras por conta de reclamações efetuadas no terceiro trimestre.

Ao todo, segundo a ANS, 12.290 beneficiários ficam protegidos com a medida, já que esses planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora no resultado.

A medida faz parte do Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor para proteção dos consumidores.

Além das suspensões, a ANS também divulgou a lista de planos que poderão voltar a ser comercializados. Nesse ciclo, três planos de duas operadoras tiveram a venda liberada pelo monitoramento.

Segundo a agência, as reclamações recebidas consideradas no monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados.

Quando uma operadora tem um produto com comercialização suspensa em decorrência do monitoramento, ela não pode registrar nenhum novo plano que seja análogo aos que estiverem na lista de suspensão e nem receber novos beneficiários nos planos de saúde com comercialização suspensa por esse motivo (com exceção de novo cônjuge ou filho e de ex-empregados demitidos ou aposentados).

Destaques

Informação e conscientização: DF tem menor taxa nacional de partos entre adolescentes no Brasil

Por Kleber Karpov O Distrito Federal é a uniade da...

GDF abre processo para doar R$ 1,5 milhão em bens apreendidos

Por Kleber Karpov Na quarta-feira (4), a Secretaria de Economia...

Saúde atualiza a organização do Centro de Referência Distrital de Banco de Leite Humano do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

PCDF em cinco estados atuam na Operação Azzardo para desmantelar rede ilegal de bets que movimentou R$ 734 milhões

Por Kleber Karpov Na manhã desta quinta-feira (5/Nov), a Polícia...

Novembro Azul: terapias-alvo ampliam opções de tratamento personalizado para o câncer de próstata

Por Kleber Karpov O Hospital Albert Einstein em Goiânia passou...