18.5 C
Brasília
05 dez 2025 05:52

Ajude Ilza Ramos Rodrigues a se livrar da mesquinhez de um bolsonarista

Hipoteticamente em transmissão ao vivo bolsonarista humilha e suspende entrega de “marmita” após perguntar e descobrir que Ilza Ramos é eleitora de Lula

Por Kleber Karpov

Na noite de sábado (10/Set), um vídeo publicado nas redes sociais acabou por viralizar e se tornar alvo de críticas. Nele, um bolsonarista, não identificado e, em campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), humilhar uma senhora, em vulnerabilidade social, ao informar a suspensão de distribuição de “marmita”, após perguntar e ouvir que se tratava de eleitora do candidato a presidência da República, o ex-presidente, Luiz Inácio da Silva.

“Essa é campanha do Bolsonaro, a senhora é Bolsonaro ou Lula?”, questionou ao ouvir Lula. O mesquinho, por sua vez, complementou “Lula, então tá bom. Aqui oh. A partir de hoje não tem marmita. Tá bom. É a última marmita que vem aqui, a senhora peça para o Lula agora.”, disse.

Na sequência, ao interagir com o celular, hipoteticamente, em uma transmissão ao vivo, senhor mesquinho ‘esclarece’ que Ilza Ramos deixaria de receber a marmita. “Tá bom gente, aqui não tem mais marmita. Ela vai pedir pro Lula”, disse ao ser questionada: “É verdade, é sério?”, seguido da confirmação de senhor mesquinho: “É verdade”.

Indignação x solidariedade

A ação do bolsonarista se tornou alvo de inúmeras críticas nas redes sociais e, conforme pondera o jornalista Renato Souza, há um caso de cometimento de crime de assédio moral e, também, de crime eleitoral. Isso porque sr. mesquinho, claramente condicionou o fornecimento da marmita, ao voto no candidato para quem fazia campanha.

No microblog, Twitter, o próprio presidente Lula, questionou o ato de sr. Mesquinho e se solidarizou com Ilza Ramos, ao que classificou de “falta de humanidade”

Na mesma rede, o deputado federal, André Janones (Avante/MG), observou “É contra isso que estamos lutando. Eles são o mal, a fome, a morte. Devemos ter ódio e nojo a essa gente repugnante, devemos mandar todos esses vermes de volta pra lata de lixo da história. Eu acho que nunca senti tamanha tristeza e revolta.”.

O jornalista, Reinaldo Azevedo, apontou a necessidade de se debater a “banalidade do mal”, ao fazer alusão ao sonho dos ‘patriotas’, de “e ter os pobres a trocar seu voto por qualquer “agrado” — até um prato de comida.”.

Ajude Ilza Ramos

Por outro lado, uma rede de pessoas, também tentaram identificar a vítima de sr. mesquinho, para tentar ajudar. Informação essa obtida por intermédio do perfil @iconografiadahistoriaoficial, da rede social, Instagram, em que uma sobrinha, @ahyumek e a irmã da vítima @Roh_ramos_2, se identificaram e confirmaram a identidade de Ilza Ramos.

A família disponibilizou uma chave PIX para receber doações. Quem puder ajudar Ilza Ramos a se livrar da mesquinhez de Sr. Mesquinho, basta fazer uma transferência, de qualquer quantia para a Chave PIX: 15 996694232.

Quem é senhor mesquinho

Neste domingo (11/Set), senhor mesquinho, foi identificado. Se trata de Cássio Joel Cenali que responde a vários processos. No twitter, o deputado Janone chamou atenção especial para um deles, o recebimento de Auxílio Emergencial, que deveria ser destinado as pessoas em vulnerabilidade social, a exemplo de Ilza Rodrigues, recurso esse criado, após muita pressão, por Bolsonaro, em decorrência da necessidade de isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, em 2020.

“Esse é Cássio Joel Cenali, o agricultor Bolsonarista que humilhou a senhora por ela votar em Lula. Cássio responde a vários processos, entre eles, por ter recebido o auxílio e por não pagar impostos. Nas redes, se apresenta com o slogan: Deus acima de tudo, Brasil acima de todos”, comentou Janones na rede social.

Atualização 11/09/2022 às 10h10, para inclusão de informações sobre identificação de bolsonarista que, humilhou mulher em vulnerabilidade social.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...