18.1 C
Brasília
16 jan 2026 06:43

Ainda dá tempo! Comece o ano organizando a casa com essas dicas!

Soluções práticas e funcionais para aplicar no dia a dia e manter o lar em ordem

Por Danillo Cássio

Mudanças e organização fazem parte de um ritual que muitas pessoas têm o costume de adotar ao início de cada novo ano. Isso porque, tratam-se de hábitos que podem melhorar o bem-estar, a autoestima e até mesmo a qualidade de vida.

Manter a casa em ordem, assim como outros aspectos da sua rotina, é fundamental para otimizar seu tempo, tornar o espaço mais agradável, aumentar a produtividade e deixar seu dia a dia mais leve.

Mas, se você faz parte do time daqueles que querem ser mais organizados e dos bagunceiros e esse é um assunto completamente novo para você, fique sabendo que nossa missão de hoje é te ajudar com dicas práticas para que comece o ano com o pé direito. Vamos lá?

O que você precisa saber para organizar a casa?

O primeiro passo para conseguir organizar a casa com mais praticidade é criar uma rotina e torná-la um hábito. Para isso, você vai precisar ter bem definido quais são as responsabilidades de cada membro do lar.

Inicialmente, a prioridade é definir o lugar certo para cada objeto na casa, a fim de saber para onde devem voltar quando estiverem fora do seu ambiente.

O segredo é começar o ano com uma boa faxina geral, removendo tudo aquilo que não tem mais utilidade ou que necessita de substituição. Isso vale para utensílios de cozinha, móveis, roupas, sapatos, objetos e até itens decorativos.

Separe-os em uma caixa e o que, ainda estiver em bom estado, você pode aproveitar para doar para aqueles que precisam. O restante, é importante verificar a maneira correta de descarte, visando não causar nenhum dano ao meio ambiente.

Depois disso, ficará muito mais fácil seguir as demais etapas da organização, criando um ambiente mais harmônico e prático para o seu dia a dia.

Usou, limpou, guardou

Para manter a casa sempre em ordem, você vai precisar dessa regrinha de ouro: tudo que você usar, deve ser devolvido limpo ao seu lugar após terminar. Vale para louças, sapatos, livros, roupas e objetos variados.

Não deixe os deveres da casa acumular

Manter a casa limpa e organizada vai te ajudar a aliviar o trabalho nos dias de faxina mais pesada, portanto, programe-se para fazer um pouquinho por dia para não ter tanto trabalho no final.

Tire o pó dos móveis algumas vezes na semana, passe um pano no chão para remover o grosso da sujeira e faça um apanhado geral da bagunça sempre que possível.

Mantenha a casa arejada, com as janelas abertas para ventilar durante o dia para prevenir odores desagradáveis e mofo nos ambientes.

Separe alguns dias da semana para lavar as roupas de cama, tapetes, toalhas e outros itens do lar, assim como as roupas pessoais de cada um dos moradores para não acumular.

Como organizar seus móveis

Algumas pessoas aproveitam o começo do ano para renovar alguns móveis ou trocá-los de lugar para dar ao ambiente uma cara nova.

Aquele aparador que gosta tanto, fica melhor em outro cômodo da casa? Mude-o para onde há mais espaço. Não gosta da posição do seu sofá? Tire um tempo para encontrar a posição perfeita para realocá-lo.

Busque novas funcionalidades para os móveis antigos e troque aqueles que não tem mais utilidade por modelos mais práticos e que atendam às suas necessidades.

Nichos e compartimentos organizadores podem ser adicionados para manter o interior dos móveis mais otimizados, além de te ajudar a encontrar mais fácil o que procura na hora da pressa.

Aposte nesses acessórios para os armários da cozinha, banheiro, guarda-roupas, despensa e aparadores.

Como organizar o ambiente pequeno

Casas e apartamentos pequenos requerem ainda mais atenção quando o assunto é organização. Portanto, para além de todas as dicas que mencionamos anteriormente, você vai precisar otimizar os espaços dos ambientes.

Cama com baú, móveis multifuncionais, elementos embutidos e minimalistas são uma excelente opção para ganhar espaço e garantir que o seu lar fique o menos poluído o possível.

Além disso, você pode optar também pelas soluções de guarda tudo em São Paulo, onde pode deixar tudo aquilo que não está usando no momento, mas não deseja se desfazer ou doar. Vale para móveis, roupas, equipamentos de lazer e esporte ou decorações sazonais.

Locais onde pegar inspiração para decoração dos espaços

Embora todas as dicas que demos no conteúdo sejam indispensáveis para organizar sua casa com mais praticidade, você pode usar a internet a seu favor para conseguir ainda mais inspirações.

Além dos meios já comumente utilizados – Youtube, Pinterest e blogs sobre o assunto – você pode consumir os conteúdos voltados para organização e decoração nas plataformas de streaming, que vêm se tornando cada vez mais populares.

Na Netflix, por exemplo, há diversas séries que dão um verdadeiro show de dicas e soluções práticas para aplicar no dia a dia.

The Home Edit: A Arte de Organizar, Da Decoração ao Makeover e Ordem na Casa, com Marie Kondo são alguns dos programas que você deve incluir na sua lista se deseja se tornar o verdadeiro expert em organização.

Secretaria de Mobilidade do DF estipula prazo final para instalação de QR Code em carros de aplicativo

Por Kleber Karpov Motoristas do Serviço de Transporte Individual Privado...

Enfermagem assume pela primeira vez direção do Samu no Distrito Federal

Por Kleber Karpov A enfermeira Lorhana Martins Morais Silva assumiu...

Celina Leão autoriza licitação de estudos para VLT entre Taguatinga e Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do DF, em exercício, Celina...

Saúde e MPDFT alinham protocolo técnico para enfrentamento da dengue

Por Kleber Karpov Representantes da Secretaria de Saúde (SES-DF) e...

Moraes transfere Bolsonaro à ‘Papudinha’ após negativa de novo pedido de domiciliar

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Controladoria do DF promove hackathon com prêmios de até R$ 8 mil

Por Kleber Karpov A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) abriu...

Destaques

Malafaia ‘cutuca onça com vara curta’ e Damares Alves divulga lista de líderes religiosos e igrejas investigados em fraudes no INSS

Por Kleber Karpov A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) tornou pública,...

Secretaria de Mobilidade do DF estipula prazo final para instalação de QR Code em carros de aplicativo

Por Kleber Karpov Motoristas do Serviço de Transporte Individual Privado...

Enfermagem assume pela primeira vez direção do Samu no Distrito Federal

Por Kleber Karpov A enfermeira Lorhana Martins Morais Silva assumiu...

Celina Leão autoriza licitação de estudos para VLT entre Taguatinga e Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do DF, em exercício, Celina...

Projeto Saúde em Nossas Mãos reduz infecções em UTIs públicas e economiza R$ 150 milhões ao SUS

Por Kleber Karpov O projeto Saúde em Nossas Mãos registrou...