Águas Claras ganha fórum

A inauguração do Fórum de Águas Claras, Helládio Toledo Monteiro, nesta segunda-feira (11), foi um momento importante para o Judiciário, e que foi compartilhado pela deputada Celina Leão, presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), assim como diversas autoridades, como o governador Rodrigo Rollemberg. O presidente do TJDFT, desembargador Getúlio de Moraes Oliveira, presidiu a solenidade de entrega do prédio, localizado na Quadra 202, Lote 1, Praça Irerê da região administrativa.

A nova Casa de Justiça homenageia um de seus ex-presidentes, o desembargador Helládio Toledo Monteiro, falecido em 1986.

A circunscrição judiciária, que ocupa 6.856 m² de área construída, vai atender a população tanto da região administrativa de Águas Claras, assim como a de Vicente Pires, conforme a Resolução 1/2016.

“Algo que é mais sagrado para a população, é realmente ter acesso a justiça. E tem algo que é constitucional que nós sabemos que é ter um prazo razoável para que os processos sejam julgados em tempo razoável. E tempo razoável não se faz sem a estrutura necessária. Quando o Tribunal de Justiça amplia seu espaço físico e já providencia todo seu corpo técnico para que possa dar procedimento a jurisdição do DF, dando uma condição de atendimento adequado não só à região de Águas claras, mas também a Vicente Pires, reduz o número de demandas de processos que iriam para o Fórum de Taguatinga”, avaliou Celina.

A presidente da CLDF enalteceu o trabalho do TJDFT para a concretização da instalação do Fórum em Águas Claras. “Vossa Excelência, desembargador Getúlio de Moraes, e todos os desembargadores que fazem parte da justiça, reconhecem com esse gesto de trabalho que esse direito constitucional de tempo razoável é verdadeiramente direito”, parabenizou Celina. E completou: “a CLDF se sente muito honrada em participar desse ato público. No momento que vemos o protagonismo do judiciário, a CLDF se une aos senhores e lhe deseja boa sorte. O que a CLDF puder fazer por esta jurisdição, contem conosco“, se comprometeu Celina Leão.

Neste primeiro momento, a circunscrição judiciária contará com duas Varas Cíveis; uma Vara Criminal e Tribunal do Júri; uma Vara de Família e de Órfãos e Sucessões; um Juizado Especial Cível; e um Juizado Especial Criminal e Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

O projeto do prédio seguiu o modelo adotado nos Fóruns de Brazlândia, Núcleo Bandeirante e Guará, com as adaptações necessárias. Também foram aplicadas as normas de acessibilidade universal.

Fonte: Ascom Celina Leão

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...