19.5 C
Brasília
03 fev 2026 22:32

Agricultura urbana, agrotóxicos e saúde no Distrito Federal é tema de seminário

Evento acontece nos dias 12 e 13 de maio, com especialistas e abordagem intersetorial

Por Nathália Caldas

Estão abertas as inscrições para o II Seminário de Agricultura Urbana e Periurbana no Distrito Federal: vigilância em saúde e o desenvolvimento de ações intersetoriais de prevenção e mitigação dos impactos dos agrotóxicos na saúde e ambiente. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de maio, das 8h às 17h30, no auditório externo da Fiocruz Brasília, localizado no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).

O seminário tem como objetivo promover o diálogo entre setores da saúde, agricultura, meio ambiente e sociedade civil, fortalecendo o papel da vigilância em saúde na identificação e mitigação dos impactos dos agrotóxicos sobre a população e o ecossistema. A iniciativa também visa fomentar ações intersetoriais integradas e alinhadas à promoção da saúde e à segurança alimentar e nutricional.

Entre os destaques da programação, está a participação de Wanderlei Antonio Pignati, professor pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e integrante do Núcleo de Estudos Ambientais e Saúde do Trabalhador (NEAST/UFMT), reconhecido internacionalmente por sua atuação no tema.

Arte: Agência Saúde-DF

Programação

No primeiro dia (12/05), o foco será nos efeitos dos agrotóxicos na saúde, com destaques para a palestra de Wanderlei Pignati sobre o cenário dos defensivos agrícolas no Brasil, uma mesa com especialistas de diferentes instituições federais, e atividades como caminhada pelo Horto Agroecológico Medicinal e Bioenergético (HAMB) da Fiocruz, rodas de conversa e debates sobre práticas integrativas em saúde.

No segundo dia (13/05), a atenção se volta para a mitigação dos efeitos dos pesticidas e educação para saúde, com apresentações sobre vigilância e controle de resíduos de agrotóxicos, panorama de exposição ocupacional, e políticas de apoio à agricultura urbana agroecológica no Distrito Federal.

A realização é da Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis/Daeap) da Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com a Fiocruz Brasília.

Participe e ajude a fortalecer os debates sobre sustentabilidade, saúde e segurança alimentar no DF. Inscreva-se aqui.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Projeto Olhar Cidadão: atendimentos oftalmológicos e odontológicos gratuitos no Distrito Federal.

Por Kleber Karpov O Projeto Olhar Cidadão, uma iniciativa da...

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...