25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:01

Agosto Dourado em destaque no DF reforça importância de aleitamento e doação de leite

Considerado alimento "padrão ouro" pela Organização Mundial da Saúde (OMS) Distrito Federal se destaca, na solidariedade de mães doadoras de leite materno, que salvam vidas de bebês prematuros e vulneráveis

Em um mês dedicado à conscientização do aleitamento materno, o Agosto Dourado ganha destaque no Distrito Federal. A campanha tem como objetivo reforçar a importância do aleitamento e da doação de leite humano, que pode salvar até dez vidas, principalmente de bebês prematuros e de baixo peso internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) neonatais.

O DF se consolida como referência nacional no apoio à amamentação, com 14 bancos de leite humano (BLHs) e sete postos de coleta (PCLHs). A solidariedade das mães doadoras é um fator essencial, pois, entre janeiro e julho deste ano, foram mais de 12 mil litros de leite coletados, acima dos 11,7 mil doados em 2024.

Dentre os principais beneficiados estão bebês prematuros e de baixo peso, internados em unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTINs). De acordo com dados  da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), no primeiro semestre desse ano, aproximadamente 9,4 mil bebês contaram com suporte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).

Acolhimento e apoio

Mariane Curado Borges, da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, reforça importância da doação – Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Segundo Mariane Curado Borges, da Coordenação de Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, qualquer mulher em fase de amamentação pode ser doadora. O cadastro pode ser feito pelo telefone 160 (opção 4) ou pela rede social do Amamenta Brasília. Segundo Mariane, a doação é vital para a recuperação de bebês prematuros, reduzindo o tempo de internação e aumentando as chances de sobrevivência. “Cada mãe que doa está ajudando não só seu próprio filho, mas muitas outras crianças que precisam”, afirma.

A estudante Maria Eduarda Vieira dos Santos doou leite materno no primeiro mês de vida do filho

A jovem Maria Clara Ferreira Santos descobriu a importância da doação quando sua filha prematura precisou de leite do banco para sobreviver. A ironia dessa situação é um exemplo de solidariedade. Maria Clara doou o leite no início da amamentação e, quando sua filha foi internada, recebeu as doações. A estudante Maria Eduarda Vieira dos Santos também encontrou no banco de leite acolhimento para superar dificuldades. Ela ressalta que é um alívio saber que existe um espaço para garantir esse alimento, especialmente para mães de primeira viagem.

Ato de amor que salva vidas

Apesar dos bons índices, a doação ainda é essencial para atender a demanda dos hospitais. Mariane reforça que, com o estoque atual, só é possível atender os bebês internados. A meta, segundo a coordenadora, é expandir o estoque para atender também bebês em abrigos ou em outras situações de vulnerabilidade.

Mariane tranquiliza as mães que temem a falta de leite após a doação. “Muitas acham que vai faltar leite para o filho, mas acontece justamente o contrário: quanto mais se extrai, mais o corpo produz”, explica a coordenadora. “Doar é um ato de amor que pode salvar até dez bebês”, conclui.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...