Agora é Lei: Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) publicou nesta terça-feira (25), a Lei nº 7.301, de 24 de julho de 2023, de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD). O decreto estabelece no calendário oficial de eventos do DF, o Dia dos Profissionais de Enfermagem Forense, a ser comemorado anualmente no dia 30 de julho.

A proposta de iniciativa do parlamentar, junto às entidades representativas dos profissionais como a Liga Nacional da Enfermagem Forense, tem como objetivo valorizar o importante trabalho dessa categoria.

Enfermagem Forense é uma especialização fundamental para enfermeiros que trabalham em situações de crime ou violência. Estes profissionais desempenham um papel vital na coleta e documentação de evidências, cuidados às vítimas e apoio ao sistema judicial, garantindo que os cuidados de saúde e as provas sejam tratados de forma profissional e ética em investigações e processos legais.

A escolha do dia 30 de julho como data de celebração é uma justa homenagem à profissional de enfermagem forense Pollyana Pereira Moura, que faleceu, em 30 de julho de 2020, vítima de feminicídio. Pollyana era pós graduada em Enfermagem Forense e havia atuado na linha de frente ao combate do COVID 19 na missão de em Manaus, a qual arriscou a sua vida para salvar outras vidas e acabou perdendo a sua de maneira torpe e dolorosa.

Para Jorge Vianna, é essencial o reconhecimento e valorização do enfermeiro forense. Acreditando que a celebração desta data representa um marco essencial, ele enfatiza o seu papel fundamental na conscientização contra a violência, especialmente direcionada às mulheres da área da saúde.

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...