25.5 C
Brasília
21 mar 2026 12:12

Adriano Ibiapina: De perseguido a superintendente de Região de Saúde Central do DF

Médico chegou a ser cotado para assumir Secretaria, após indicação em lista tríplice apresentada por servidores da SES-DF

Por Kleber Karpov

O ex-diretor do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e cirurgião bariátrico, Adriano Guimarães Ibiapina, foi nomeado, na quarta-feira (9/Jan), superintendente da Região de Saúde Central que compõe as unidades de Saúde da Asa Norte, Lago Norte, Varjão, Cruzeiro, Sudoeste, Octogonal, Asa Sul, Lago Sul.

Ibiapina, ganhou projeção na Saúde do DF, após se tornar o homem de confiança do ex-secretário de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Jofran Frejat (PR), que lançou candidatura ao GDF, porém desistiu, durante a pré-campanha, mesmo com cerca de 25% das intenções de votos.

O médico, foi responsável por realizar o plano de governo, para a Saúde, do programa de governo de Frejat. Além de participar, ativamente, da equipe de transição do governador, Ibaneis Rocha (MDB). Ibiapina foi um dos três nomes indicados, em lista tríplice, para a função de secretario da SES-DF, o que acabou por não se confirmar, após anúncio do nome de Osnei Okumoto, egresso do Ministério da Saúde.

Indicações essas realizadas por representantes de entidades sindicais e de outros segmentos ligados à Saúde do DF, em reuniões organizadas intermediadas pelo deputado distrital eleito e, vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF, Jorge Vianna (PODEMOS).

Ironia do destino?

Mas, chama atenção, que Ibiapina assume a superintendência da regional que compõe o Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), de onde foi removido de forma arbitrária (Jul/2018), enquanto gozava período de férias, do local onde atuava profissionalmente, há cerca de 10 anos. A época, o caso foi denunciado pelo Sindicato dos Médicos do DF (SINDMÉDICO-DF).

 

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...