Por Kleber Karpov
Secretaria de Saúde (SES-DF), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT-DF), realizou, nesta sexta-feira (12/Set), uma ação de saúde voltada a catadores de materiais recicláveis na Centcoop-DF. A iniciativa levou vacinação, orientações e outros cuidados diretamente ao local de trabalho para reforçar a prevenção a uma categoria profissional exposta a riscos e com dificuldade de acesso a unidades de saúde.
O catador Roque Júnior Pinheiro, 21 anos, foi um dos beneficiados e recebeu quatro vacinas. “Ter esse atendimento aqui é mais do que importante, porque a gente vive exposto a riscos e nem sempre consegue tempo para atualizar o cartão de vacina”, afirmou.

Cuidado no local de trabalho
A ação, intitulada Saúde do Catador e da Catadora, ofereceu vacinas do calendário adulto, kits odontológicos com orientações, triagem auditiva e rodas de conversa sobre saúde mental. As atividades foram conduzidas por equipes da UBS 2 da Estrutural, do Cerest e contaram com o apoio de alunos da UnB e Uniplan.
Para a catadora Adriana Correa, 43, a iniciativa remove barreiras. “Muitos não têm tempo nem condições de ir a uma unidade de saúde, então trazer esses serviços para o trabalho facilita e ajuda a manter a saúde em dia”, afirmou.
Acesso à saúde é equidade

A iniciativa conjunta busca garantir a proteção de uma população vulnerável. “Nosso compromisso é proteger quem mais precisa. Prevenir doenças, reduzir a exposição a riscos e levar o cuidado até os trabalhadores é colocar em prática o princípio da equidade do Sistema Único de Saúde”, destacou o subsecretário da Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins.
A procuradora Maria Nely de Oliveira, do MPT, ressaltou a importância da integração. “Estamos falando de uma população vulnerável, que enfrenta barreiras para acessar o sistema de saúde. A integração de diferentes órgãos é essencial para garantir proteção, dignidade e qualidade de vida, e a ideia é expandir essa experiência para outros locais”, disse.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











