Abrigo de Resíduos do Hospital Regional de Santa Maria é inaugurado nesta segunda-feira

Local vai abrigar todo o lixo não infectante, regularizando o descarte correto e contribuindo para o meio ambiente

Por Jurana Lopes
Nesta segunda-feira (30), o Hospital Regional de Santa Maria recebeu mais um item de extrema importância para sua estrutura: trata-se do abrigo de resíduos. O local vai abrigar todos os resíduos hospitalares não infectantes da unidade hospitalar.
“Essa é uma obra de grande importância para o Hospital Regional de Santa Maria em função do impacto ambiental negativo que ela evita. Antes, o lixo ficava exposto, ao ar livre, sem o escoamento adequado dos líquidos provenientes dele, havendo a possibilidade de contaminação do solo e do lençol freático, principalmente na época da chuva”, explica o diretor de Administração e Logística do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Rubens de Oliveira Pimentel Júnior.
“Hoje, temos uma edificação própria para isso. O projeto do abrigo de resíduos já existia e fizemos algumas readequações para melhor atender às necessidades do hospital. Demos início na obra em abril e a concluímos em setembro. Agora, todo o material que estiver aqui será separado adequadamente e terá a destinação correta, preservando o meio ambiente. Isso demonstra o comprometimento da instituição em lidar de forma responsável com o descarte de resíduos gerados”, completa.
No abrigo serão armazenados resíduos tais como: gesso, luva, esparadrapo, algodão, gazes, compressas, equipo de soro e outros similares, bolsas transfundidas vazias ou contendo menos de 50 ml de produto residual. Além de resíduos provenientes das áreas administrativas, resíduos de varrição, flores, podas e jardins, dentre outros. Já o lixo infectante possui um abrigo exclusivo já construído.
Para a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, a inauguração do abrigo representa um passo largo para uma gestão mais eficiente dos resíduos gerados, com o cumprimento de normativas e resoluções ambientais. “É um marco no HRSM receber um abrigo de resíduos, pois ajudamos a preservar meio ambiente e isso demonstra nosso compromisso com a responsabilidade social. Assim, temos uma gestão mais eficiente dos resíduos que a gente gera, do cumprimento das normativas e legislações vigentes”.

Estrutura

O abrigo de resíduos foi projetado conforme as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e se configura como uma obra de grande porte, regularizando o descarte de resíduos do HRSM. O abrigo de resíduos tem uma área total de 380 metros quadrados construídos e o valor investido na obra foi de R$ R$ 1.123.912,21.
Segundo Luana Lucchini, gerente de Obras e Fiscalização do IgesDF, essa melhoria representa um avanço significativo para o HRSM, beneficiando tanto os pacientes, na percepção da limpeza da unidade e organização do lixo produzido,  quanto os colaboradores, que poderão realizar suas atividades com maior qualidade, em um espaço coberto, protegido das intempéries, evitando a propagação de insetos e animais indesejados.Além disso, o local está adequadamente equipado com área para a higienização dos contêineres utilizados.
“O abrigo também garante a captação e a destinação correta dos chorumes gerados pelo armazenamento, que serão direcionados para a rede de esgoto do hospital, evitando a contaminação da rede de águas pluviais. Com isso, será possível realizar o acondicionamento adequado dos resíduos comuns de forma segura e responsável, mais sustentável e sem impacto ambiental”, destaca Luana.  A Gerência de Obras e Fiscalização contou com a colaboração dos engenheiros civis Vitor Albuquerque, Josué Okubo e Lucas
Lourenço, responsáveis pela supervisão da construção do abrigo de resíduos.
“O novo abrigo de resíduos do Hospital Regional de Santa Maria reforça o compromisso do IgesDF a fim de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O gerenciamento de resíduos é um processo essencial e necessário, com o objetivo de se dar um manejo adequado aos resíduos produzidos, de tal modo que antes de ser uma obrigação legal é uma importante ação de Responsabilidade social”,  afirma o coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa.

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...

Alexandre de Moraes se declara impedido em ação sobre visitas da esposa ao Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Phesgo: Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis)...

Destaques

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Celina Leão inicia ações do GDF na sua Porta no Gama e ratifica veto a aumento de tarifa de ônibus

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...