ABBP repudia as ameaças sofridas pelo Blogueiro Odir Ribeiro

A Associação de Blogueiros de Política do DF e Entorno (ABBP) publicou nota de repúdio após o blogueiro, Odir Ribeiro, receber ameaças por meio de aplicativo de mensagem instantânea. Odir havia publicado na coluna Um Passarinho Me Contou, o popular passarinho do blog Rádio Corredor, na tarde de terça-feira (11/Abr).

A coluna se referiu a prática condenável, vinculada a um deputado distrital, que uma empresa de vigilância do parlamentar, não identificado, supostamente obriga os funcionários a ‘doarem’ “metade do décimo-terceiro de vigilantes” para fazer ‘caridade’.

No entanto, mesmo sem publicitar o nome do parlamentar, um homem contatou o blogueiro por meio do aplicativo Whatsapp com a clara pretensão de intimidar Odir Ribeiro. Nesse contexto a ABBP, entidade que congrega cerca de 40 blogs políticos da capital federal e da região do entorno, se manifestou publicamente em relação ao ocorrido.

Confira a nota de repúdio:  

NOTA DE REPÚDIO

Em nome da democracia e do direito da liberdade de expressão, a Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno – ABBP repudia as ameaças sofridas pelo Blogueiro Odir Ribeiro, conforme foram noticiadas em seu blog.

Em pleno Século XXI, na era da comunicação digital e das redes sociais, é inadmissível que um jornalista seja ameaçado em virtude do conteúdo jornalístico do seu site.

Levantamento realizado pela Federação Nacional dos Jornalistas – Fenaj mostra que houve 161 casos de violência contra jornalistas em 2016. Com dois assassinatos. Além de 222 registros de ocorrências contra profissionais da comunicação no Brasil. Um aumento de 17,52% em comparação com 2015.

A ABBP presa pela liberdade de expressão, manifestações ideológicas e sempre se manifestará contrária a qualquer tentativa de cerceamento do exercício profissional de jornalista. Da mesma forma se manifestará contrária quando um jornalista estiver exercendo sua profissão desmoralizando os princípios basilares do jornalismo, o que não foi o caso.

#TodosSomosUm #ABBP

Em tempo

Chama atenção que, pela postura do defensor do parlamentar, vale a pena a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF e Territórios (CLDF), o Ministério Público do DF e Territórios do DF (MPDFT) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) investiguem o caso.

Atualização: 12/7/17 às 17h37

SUS terá 100 mil teleatendimentos mensais para vício em bets

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou...

Assédio eleitoral no trabalho é crime; aprenda a identificar e denuncie

Por KleberKarpov A Justiça do Trabalho alerta para a prática...

O fisco ficou mais rápido e os erros das empresas mais visíveis 

Da Redação As autuações realizadas pela Receita Federal alcançaram R$233...

Registros de casos de sarampo sobem para 16 em São Paulo

Por Kleber Karpov O estado de São Paulo confirmou, nesta...

Estudo sobre hepatites virais traça panorama da doença em onze anos

Por Kleber Karpov Pesquisadores do Einstein Hospital Israelita traçaram um...

Destaques

APIB e advocacia indígena exigem que STF leve julgamento do marco temporal para o plenário presencial

Por Kleber Karpov A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil...

Diagnóstico precoce e reabilitação multidisciplinar potencializam o desenvolvimento de crianças com doenças raras

Da Redação As doenças raras costumam se manifestar ainda na...

SUS terá 100 mil teleatendimentos mensais para vício em bets

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) ampliou...

PF investiga senador Weverton Rocha e esposa, além de articulador político de Arruda, por suspeita de desvios no INSS

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira...

Assédio eleitoral no trabalho é crime; aprenda a identificar e denuncie

Por KleberKarpov A Justiça do Trabalho alerta para a prática...