25.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:56

Detran-DF deve avaliar possibilidade de readequar velocidade de vias do DF

Pedido foi feito pela Rede Urbanidade, que apresentou a necessidade de mudança em reunião com o diretor-geral do órgão de trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) avaliará a possibilidade de readequação da velocidade máxima em algumas vias da cidade. O compromisso foi estabelecido em reunião realizada nesta segunda-feira, 17 de abril, entre representantes da Rede Urbanidade e do órgão de trânsito.

O encontro é resultado do trabalho realizado pela Rede para fomentar a participação da sociedade civil na elaboração e na implementação de políticas públicas para a mobilidade urbana. Segundo o coordenador da iniciativa, promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, esse é um tema sensível no Distrito Federal. “Nossa proposta é colocar a sociedade civil organizada à disposição dos órgãos que elaboram a política de trânsito para que possamos enfrentar a questão da velocidade”, afirmou.

Os integrantes da rede apresentaram questionamentos relacionados à atuação do órgão no controle da velocidade: a necessidade de sinalizar e iluminar adequadamente faixas de pedestres e ciclovias; a possibilidade de fiscalização eletrônica por velocidade média; a temporização adequada dos semáforos para travessia de pedestres; os cursos de reciclagem para motoristas infratores; o fechamento da W3 aos domingos; a importância de campanhas de educação para o trânsito.

O diretor-geral do Detran, Marcelo Portela, se comprometeu a avaliar a possibilidade de redução da velocidade máxima em vias que serão apontadas pela Rede Urbanidade. Ele elogiou a iniciativa: “Um país de primeiro mundo se faz com cidadãos engajados em causas que beneficiam a todos. A Rede Urbanidade está de parabéns”, disse.

Todos os participantes enfatizaram a importância da readequação da velocidade para a redução do número de vítimas em sinistros de trânsito e para a melhoria da qualidade de vida na cidade. Pérsio Davison, da ONG Rodas da Paz, lembrou a importância do trabalho conjunto entre os formuladores de políticas públicas: “Para que Brasília possa se tornar referência, precisamos de uma política integrada entre as instituições e os agentes públicos. A sociedade quer ver e participar dessa mudança”.

Renata Aragão, também integrante do Rodas da Paz, lembrou que é preciso coragem para propor iniciativas como essa.“Mudanças requerem vontade política. Esperamos transformações radicais em prol das pessoas e da mobilidade ativa”, afirmou. Para Carlos Cezar Batista, presidente da Associação de Moradores das Quadras 700 Sul, a redução da velocidade máxima em algumas vias é uma necessidade. “Nossa expectativa é que o Detran possa fazer intervenções que melhorem a cidade para todos. Sabemos que a redução da velocidade preserva vidas”.

Nova reunião será realizada para que o Detran-DF possa apresentar os resultados preliminares da avaliação. Além de representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Detran-DF, participaram do encontro integrantes das seguintes instituições: Bike Anjo, Rodas da Paz, Andar a Pé, União dos Ciclistas do Brasil e Associação de Moradores das Quadras 700 Sul.

Iniciativa

A Rede de Promoção da Mobilidade Sustentável e do Transporte Coletivo (Rede Urbanidade), criada em novembro de 2019, é uma iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) em parceria com estudiosos e representantes de associações e entidades que se dedicam à causa da mobilidade. O grupo tem como objetivo assegurar a participação efetiva da sociedade na elaboração, na implementação e na fiscalização da política local de mobilidade urbana. Além disso, pretende ser um espaço democrático de articulação, discussão e busca de soluções para os desafios existentes nessa área, na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Em fevereiro de 2023, foi lançada a primeira edição da Revista Urbanidade, que teve como tema a velocidade.

FonteMPDFT

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...