19.5 C
Brasília
06 dez 2025 01:43

GDF realiza primeira edição do ano do programa Ação Mulher no Campo

Cerca de 15 serviços, como atendimento a vítimas de violência e exames oftalmológicos, foram disponibilizados no Centro Educacional Incra 8, em Brazlândia

Por Catarina Lima

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) realizou nesta sexta-feira (10) o programa Ação Mulher no Campo, sendo a primeira edição deste ano e a 24ª desde o seu lançamento. Desta vez, a iniciativa ocorreu no Centro Educacional Incra 8, em Brazlândia. O programa, encabeçado pela SMDF, é uma ação conjunta do governo e tem a proposta de facilitar o acesso da população a serviços públicos, como saúde, trabalho e direitos sociais.

Das 9h às 13h foram oferecidos atendimento socioassistencial, vacinação contra covid-19, agendamento para fazer RG, atendimento a vítimas de violência doméstica, além de exames oftalmológicos e orientações sobre escovação de dentes. Para ofertar os dois últimos serviços, o governo contou com a parceria de uma ótica e de uma faculdade particular de Taguatinga.

A secretária da Mulher, Gisele Ferreira, participou da 24ª edição do Programa Ação Mulher no Campo, realizada em Brazlândia | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Ao visitar a ação em Brazlândia, a secretária da Mulher, Gisele Ferreira, ressaltou que atividades como a realizada na região administrativa são importantes para retirar a mulher de situações de violência. “O principal objetivo é levar os serviços onde há carência deles, que são as comunidades mais distantes. Essa é a verdadeira política pública que queremos implantar na secretaria: retirar a pauta da mulher das páginas policiais”, frisou Gisele Ferreira.

A diretora de Mulheres Rurais da Secretaria da Mulher, Simone Barros, destacou que os cerca de 15 serviços oferecidos nesta edição foram definidos pelo Fórum Distrital Permanente das Mulheres do Campo e do Cerrado. “Os serviços mais procurados foram fazer o RG, realizar o Cadastro Único e consultas oftalmológicas”, detalhou. A diretora ressaltou que, desde 2021, quando o programa teve início, 22 mil atendimentos já foram realizados.

Além da Secretaria da Mulher, o evento contou com a participação de outras secretarias e órgãos, a exemplo da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e da Emater-DF

Algumas mulheres aproveitaram a ação para cuidar do visual. Para atendê-las de forma gratuita, o programa contou com a cabeleireira Sandra Rosa. Ela ofereceu cortes de cabelo masculino e feminino e design de sobrancelhas. “Amo fazer essa ação social, porque a gente consegue elevar a autoestima das mulheres. Tenho inclusive um projeto chamado Mulheres Inseridas na Estética, no qual damos cursos gratuitos de corte de cabelo, designer de sobrancelhas, manicure e pedicure”, contou. Sandra informou que as interessadas em fazer cursos podem se cadastrar na Administração Regional de Brazlândia.

A advogada Lorena Matos: “Estamos aqui para esclarecer, tirar dúvidas e dar orientações a mulheres que sofram ou tenham sofrido algum tipo de violência”

“Essas ações integradas conseguem reunir os serviços essenciais que o governo tem para a comunidade que mais precisa. Assim, conseguimos tirar a pauta das mulheres das páginas policiais e atender as demandas que elas trazem por serviços oficiais”, destacou a chefe de gabinete da administração da região administrativa, Valdineia Carvalho.

A advogada Lorena Matos, da Faculdade Uninassau, estava à disposição de todas as mulheres que quisessem fazer consultas sobre temas ligados à Lei Maria da Penha.

“Estamos aqui para esclarecer, tirar dúvidas e dar orientações a mulheres que sofram ou tenham sofrido algum tipo de violência”, afirmou.

GDF realiza primeira edição do ano do programa Ação Mulher no Campo

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...