GDF e Conselho Regional de Contabilidade debatem novo sistema do ISS

Cerca de 80 profissionais tiram dúvidas e aprendem sobre a plataforma de emissão de notas fiscais, que começou a funcionar em 1º de janeiro

Por Rafael Secunho

Um momento ímpar para esclarecer dúvidas e aprender funcionalidades do novo sistema criado para emissão de notas fiscais em que incidem o Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza (ISS). Nesta quarta-feira (18), a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) promoveram um talk show, na sede entidade de classe na Asa Sul, para debater o uso da plataforma com a presença de 80 contadores – os maiores usuários do sistema.

O coordenador do ISS no DF, Paulo Roberto Batista, diz que “do primeiro dia do ano pra cá, melhorou bastante a performance do sistema e a rapidez no acesso. Hoje conseguimos abrir com tranquilidade o programa no celular” | Fotos: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Criado pela Sefaz, o sistema está no ar desde 1º de janeiro e segue um modelo padronizado pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). Desde o lançamento, já foram emitidas cerca de 800 mil notas fiscais, segundo controle da Sefaz. Mas, como toda novidade, a secretaria identificou alguns contratempos sofridos pelos contribuintes, como a questão do cadastro inicial dos usuários, a tributação de profissionais não sujeitos à cobrança do ISS, e outros.

A contadora Márcia Ribeiro – que trabalha em um escritório com 80 clientes, entre grandes e microempresas – aproveitou a oportunidade e fez perguntas ao coordenador do ISS no DF, Paulo Roberto Batista, e ao representante da empresa Nota Control, responsável por criar a plataforma. Segundo ela, as dificuldades que tinha foram sanadas no momento.

Márcia Ribeiro, contadora de um escritório com 80 clientes, considerou o encontro proveitoso e diz que o novo sistema “veio para somar porque a prestação de serviços só cresce no DF”

“Nós nunca tínhamos tido um contato tão próximo com servidores da Secretaria de Fazenda e é importante uma conversa como essa”, pontua. “É um sistema que veio para somar porque a prestação de serviços só cresce no DF. Tivemos dificuldades na plataforma, mas faz parte. Logo, estará tudo certo e funcionando a contento”, acrescentou a contadora.

Segundo Paulo Roberto, pelo menos 100 mil prestadores de serviço usam periodicamente o sistema para a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e outros serviços. E a Subsecretaria da Receita da Sefaz, em parceria com a empresa de tecnologia, vem trabalhando para fazer os ajustes necessários.

“Do primeiro dia do ano pra cá, melhorou bastante a performance do sistema e a rapidez no acesso. Hoje conseguimos abrir com tranquilidade o programa no celular”, informa Paulo. “A gente espera chegar até o final do mês com todo mundo conseguindo emitir nota sem dificuldades. E, assim, o Distrito Federal pode aumentar a arrecadação e melhorar a prestação de serviço para a população”, diz.

A plataforma comporta, entre outros itens, a declaração de serviços prestados, livro fiscal de registro, geração de guias, declarações especiais e a emissão gratuita da NFS-e em um modelo próprio para o ISS. A ferramenta pode ser acessada pelo site ISS online.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...

Gabriela Hardt ex-juíza da Lava Jato é afastada por dois anos pelo CNJ

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu,...

CNJ acaba com aposentadoria compulsória como punição máxima para juiz

Por Kleber Karpov O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou,...

Carol Dartora aciona TSE para impedir retrocesso no financiamento de candidaturas negras

Por Kleber Karpov A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) encaminhou...

Destaques

Queima de lixo e vegetação é crime ambiental e eleva risco de incêndio durante o período de seca

Por Kleber Karpov A queima de lixo, vegetação e restos...

Secretaria libera R$ 42,1 milhões para pagamento do Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

Por Kleber Karpov Um total de R$ 42,1 milhões foi...

PCDF investiga suspeitos de planejar atentados no período eleitoral

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF)...

Brasil repudia revogação de visto de embaixadora nos EUA por parte do governo de Trump

Por Kleber Karpov O governo brasileiro repudiou, nesta terça-feira (4),...

Grupo de 25 estados dos EUA contestam tarifas de Trump na Justiça

Por Kleber Karpov Um grupo de 25 estados norte-americanos, liderados...