18.5 C
Brasília
21 mar 2026 07:02

TCU vê indícios de irregularidades em 4 contratos fechados entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos

Fiscalização foi feita a pedido da CPI da Covid. Suspeita é de fraude à licitação e aceitação de cartas fianças sem respaldo legal; apuração continua.

Por Jéssica Sant’Ana

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou indícios de irregularidades em quatro contratos fechados entre o Ministério da Saúde e a empresa Precisa Medicamentos, atual OVS Importadora.

A suspeita é de fraude à licitação em três contratos e da aceitação, nos quatro contratos, de um tipo de carta fiança não previsto em lei e apresentado por empresas de “prateleira”, sem capital.

As conclusões fazem parte de uma fiscalização feita a pedido da CPI da Covid. O tribunal analisou todos os contratos da administração pública federal em que o FIB Bank figurou como instituição garantidora.

A conclusão da equipe de auditoria foi que somente o Ministério da Saúde fechou contratos em que o FIB Bank foi a instituição garantidora. Foram exatamente três. O FIB Bank apresentou como lastro (garantia) dois terrenos, um deles inexistente e o outro não estando em seu nome.

Nesses contratos, o ministério aceitou a apresentação de uma modalidade de carta de fiança chamada de fidejussória, modalidade que não possui respaldo legal.

Os auditores também encontraram outro contrato em que o Ministério da Saúde fechou aceitando uma carta fiança fidejussória, mas dessa vez a garantia foi apresentada pela empresa Profit Bank, também suspeita de ter sido “criada e mantida com finalidade de obter recursos mediante fraude, por meio de oferta de carta fiança sem qualquer lastro a garanti-la”.

Nos quatro contratos em que foram aceitas as cartas fianças sem respaldo legal, a contratação envolveu a empresa Precisa Medicamentos, de Francisco Maximiano, investigado na CPI da Pandemia.

Possíveis contratos fraudulentos
Em resumo, o tribunal identificou possíveis fraudes nas seguintes contratações:

  • Contrato 249/2018, fechado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, com a empresa FIB Bank como garantidora. O contrato, já encerrado, foi para a aquisição de 11.725 milhões de preservativos femininos;
  • Contrato 152/2019, fechado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, com a empresa Profit Bank como garantidora. O contrato, já encerrado, foi para a aquisição de 11.725 milhões de preservativos femininos;
  • Contrato 316/2020, fechado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, com a empresa FIB Bank como garantidora. O contrato, já encerrado, foi para a aquisição de 5 milhões de preservativos femininos;
  • Contrato 29/2021, fechado entre o Ministério da Saúde e a Precisa Medicamentos, representando a Bharat Biotech, com a empresa FIB Bank como garantidora. O contrato previa a aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin, contra a Covid-19, mas foi rescindido após suspeitas de corrupção. O valor seria de US$ 300 milhões.

Diante dos achados, o tribunal decidiu abrir um novo processo para ouvir as empresas envolvidas nas possíveis irregularidades e também para apurar a atuação dos agentes do Ministério de Saúde nos quatro contratos.

Votos

O ministro Benjamin Zymler resumiu, em voto apresentado ao plenário nesta quarta-feira (26), o caso.

“O relatório e voto apresentado pelo eminente Ministro-relator Vital do Rêgo revela a possível existência de um esquema de fraude à licitação, por meio de concessão de garantias fiduciárias materialmente falsas, haja vista serem concedidas por empresas inidôneas, para futuras contratações a serem efetuadas pelo Ministério da Saúde.”

“As garantidoras não ostentariam a qualidade de instituição financeira — nada obstante façam uso do termo ‘Bank’ — e teriam sido criadas especificamente com o propósito de tornar viável a participação e a contratação da Precisa Medicamentos”, completou Zymler.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter






FonteG1

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...