18.5 C
Brasília
21 mar 2026 02:51

TCDF vai sediar lançamento de auditoria que vai avaliar a saúde pública em todo o Brasil

Na segunda-feira, dia 14 de março de 2016, às 10h, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) vai sediar a abertura oficial dos trabalhos da fiscalização, em âmbito nacional, que vai traçar um raio-X da saúde pública no Brasil, avaliar os pontos mais críticos e elaborar recomendações para que haja melhorias no atendimento prestado à população.

O TCDF, juntamente com 27 outros Tribunais de Contas estaduais e municipais, celebrou acordo de cooperação com o Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Tribunal de Contas da União (TCU) para a realização de Auditoria Coordenada em Governança e Gestão da Saúde. Em termos práticos, pode-se dizer que a governança, exercida pela alta administração, estipula o que fazer, avaliando, dirigindo e monitorando a gestão. Já os gestores dedicam-se a como fazer, isto é, aos processos de trabalho que permitirão planejar, executar, controlar e ajustar as atividades relacionadas à saúde pública.

O próximo passo é a aplicação, pelas Cortes de Contas, de um questionário com perguntas que vão ajudar na elaboração do diagnóstico da administração de hospitais, centros e postos de saúde. Primeiramente, os próprios gestores avaliarão, entre 14 de março e 15 de abril, suas práticas de governança e gestão em diversas áreas. Entre elas estão a rede de atenção básica; média e alta complexidade; auditoria interna; processos de aquisição de medicamentos, equipamentos médicos e outros itens; e gestão de pessoas.

Essa auditoria vai reunir e sistematizar informações sobre a governança e a gestão em saúde nas organizações da administração pública federal, distrital, estadual e municipal. A medida vai contribuir para a elaboração do IGov Saúde, um índice nacional de governança na área. É ele que vai balizar as atividades dos gestores de saúde em todo o país; apontar as dificuldades e gargalos da área; contribuir para a elaboração de políticas públicas e para a fiscalização dos serviços prestados.

No evento, estarão presentes diversos agentes públicos que atuam em todas essas esferas, como o secretário de Saúde do DF, Humberto Lucena, e representantes do Ministério da Saúde, das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde; da Controladoria Geral do DF e da União; da Defensoria Pública do DF; dos Conselhos Nacional e Regionais da Saúde, etc.

Processo TCDF nº 25.089/2015

Fonte: TCDF

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Dentistas em UTIs ajudam a prevenir infecções e podem salvar vidas

Por Kleber Karpov A atuação de cirurgiões-dentistas em Unidades de...

Destaques

Circulação do vírus da gripe está em alta em várias regiões do país

Por Kleber Karpov A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alertou, por...

Ministério da Saúde se reúne com Banco dos BRICS para avançar implantação da rede nacional de hospitais inteligentes

Por Kleber Karpov O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cumpriu...

Estudante de Planaltina assume Secretaria de Justiça e Cidadania por um dia e vivência rotina de gestão

Por Kleber Karpov A estudante Ana Luísa Silva Pereira, de...

Prazo para pagar segunda parcela do IPVA começa segunda (23)

Por Kleber Karpov Proprietários de veículos no Distrito Federal que...

DF deve cotar com 48 pontos de vacinação neste sábado (21)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...